ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia do vinho espanhol está sendo aplicada em café colombiano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora


O processo produtivo do café é muito similar ao do vinho. Ambos requerem uma fase de armazenamento, fermentação e secagem. Porém, enquanto as adegas espanholas conseguiram assumir a tecnologia como uma aliada, os produtores de café colombianos ficaram presos ao passado. A companhia de Madrid, na Espanha, Supracafé, propôs, então, um ambicioso projeto: tecnificar o café desde sua origem. Para isso, lidera a criação do primeiro Parque Tecnológico de Café da Colômbia.

A Supracafé sempre foi uma empresa torrefadora “atípica”. Há 28 anos, iniciou uma colaboração com produtores de café colombianos. Seleciona o grão na origem, importa o produto e o torra na Espanha para obter um produto “premium”. Durante esse tempo, a companhia detectou uma carência. A indústria tem vivido alheia à tecnologia, um privilégio que não se pode permitir diante de uma situação de competição econômica “gigantesca”.

“Antes, somente os países ocidentais consumiam café. Agora, o produto está se popularizando em todo o mundo”, disse o diretor geral da companhia, Ricardo Oteros. “O desenvolvimento tecnológico tem focado nos produtos industriais. No entanto, a pesquisa e desenvolvimento na origem tem sido praticamente mínima”.

A Supracafé, então, teve essa ideia. “Demo-nos conta de que o setor de café na Colômbia estava na mesma situação que o vinho na Espanha há 80 anos. É como se agora as vinícolas continuassem pisando nas uvas”, exemplifica Oteros. Porém, o certo é que são indústrias com processos muito similares. A Supracafé decidiu, então, criar um Parque Tecnológico do Café na Colômbia, que permitisse levar a pesquisa e desenvolvimento diretamente ao campo.

A empresa comprou fazendas de 1.800 metros de altitude onde atualmente já está construindo as instalações. “Não é tanto um centro de pesquisa, mas sim, de inovação aplicada”, disse o diretor. Seu grande foco de atenção é a agregação de valor em toda as fases de produção, desde a seleção e o controle até à maturação.

Porém, sem ajuda não poderia alcançar um objetivo tão ambicioso. A Supracafé primeiro se aliou com o Governo colombiano, que imediatamente aprovou o projeto, formando uma entidade público-privada para sua gestão. A empresa espanhola exerce, portanto, o papel de “trator” do projeto, que está aberto a “todos que queiram agregar valor ao café”. A grande vantagem, segundo Oteros, é que não se trata de um polígono industrial, já que se encontra no coração de um cafezal.

Depois, a empresa buscou sócios para pesquisa, como a Universidade Politécnica de Madrid, com a qual já colaborava há um tempo. Juntos, trabalham no desenvolvimento de novos locais de fermentação. Também participam o Centro de Pesquisa Institucional (CINI), de Bogotá, com quem a empresa já criou mais de 200 novas variedades de café a nível agrícola, das quais 28 estão já em produção. Outras linhas de estudo são a valorização dos subprodutos da indústria, muito contaminantes, que normalmente acabam nos rios. “Sabemos que são ricos em antioxidantes e estamos pesquisando seu uso em alimentos funcionais e cosméticos”.

Outras empresas espanholas confiaram no projeto da Supracafé. A Miltiscan, por exemplo, está adaptando sua tecnologia de visão artificial e classificação de alimentos com o objetivo de que suas máquinas possam separar automaticamente as sementes de café. De outro lado, a Elecnor está contribuindo para assentar uma agricultura de precisão na região através de seus satélites agrícolas, além de colaborar com companhias locais. Com a firma colombiana, a Supracafé está projetando sensores que podem alertar sobre o “momento ótimo” para interromper a fermentação.

O Parque Tecnológico tem um enfoque “muito social”. A ideia da Supracafé é que o resultado de “muitas pesquisas” não tenha nenhum custo para os agricultores de Cauca. “Estamos buscando as variedades para a região e o desenvolvimento de técnicas que eles mesmos possam utilizar”. O compromisso da Supracafé é formar os produtores na maior parte possível dos avanços que estão sendo produzidos no centro.

De fato, 1.500 locais já foram bases para o ensino. “O agricultor não é um cliente para nós, é um sócio. Estamos investindo em nossa base da cadeia para gerar riqueza nessa parte que tem sido sempre mais maltratada”.

A companhia já cumpriu a primeira etapa de seu plano estratégico. Esse ano começará a construir as instalações do parque. “Já levamos anos trabalhando na pesquisa. Agora, simplesmente estamos dotando de uma estrutura física”, disse Oteros.

A reportagem é do https://www.elmundo.es ./ Tradução por Juliana Santin

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO JORGE OLIVER

IRAQUARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/01/2015

ACHO ÓTIMO A PRESENÇA A DE EMPRESAS LIGADAS AO DE MELHOR QUE HAJA   ?TECNOLOGIA PARA APLICAR AO CAFÉ.

SÓ NÃO ENTENDI A QUESTÃO DA "FERMENTAÇÃO"!

FERMENTAR O QUE? O GRÃO DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO?

GOSTARIA DE RECEBER EXPLICAÇÕES A RESPEITO.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures