ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Segue a queda no preço interno do café da Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O preço interno do café da Colômbia fechou na última quarta-feira em 675.125 pesos (US# 268,62) a carga de 125 quilos, preço médio para as 16 cidades onde se registram compras do grão, informou a Federação Nacional de Cafeicultores do país.

Esse preço está abaixo do estabelecido como limite em que os produtores do grão começam a perder, já que o custo de produção por carga é de 700.000 pesos (US$ 278,51) por carga. Um valor menor que esse preço ativado, automaticamente, até 31 de dezembro passado, o pagamento do Programa de Proteção da Receita Cafeeira (PIC).

Essa situação de preço baixo se apresenta justo quando o preço do dólar está recorde desde 2009 em seu valor frente ao peso colombiano. Vale destacar que esse preço para a carga de café depende do comportamento de variáveis de mercado, como as cotações na Bolsa de Nova Iork, para o Contrato C. Ao anterior, soma-se o premium por qualidade que se reconhece ao café colombiano frente aos demais cafés do mercado; por último, está a taxa de câmbio do peso colombiano frente ao dólar.

A conjuntura coincidiu com a celebração dos 20 anos da inauguração do Parque Nacional de Café, no município de Montenegro, em Quindío.

José Eliécer Sierra, ex-membro do comitê departamental de Antioquia e produtor do município de Pueblo Rico, disse que está na hora de o Governo colocar novamente em funcionamento o subsídio PIC, pois nesse ano, os custos de produção aumentaram. “Voltamos a sofrer o mesmo dos últimos anos, com um preço baixo. É bom lembrar que esse ano temos tido altas de 10% a 12% nos fertilizantes, o mesmo ocorrendo na mão de obra, o que deve obrigar a repensar o PIC”.

Segundo o último relatório sobre subsídios, em mais de 14 meses de execução do mesmo, um total de 380.465 cafeicultores de 590 municípios em 21 departamentos receberam mais de 1,04 bilhão de pesos (US$ 413.797) por isso.

No final de 2014, em um debate de controle político no Congresso, o ministro da Agricultura, Aurelio Iragorri, disse que em 2015 não haveria PIC. “Quando digo que no próximo ano não teremos PIC, quero dizer que esperamos que no próximo ano não haja problemas com o preço do café, mas que vamos implementar um plano para apoiar o setor cafeeiro, solucionando problemas de eficiência, produtividade, áreas cultivadas, renovação e preços dos insumos, entre outros”, disse ele.

A reportagem é do https://www.portafolio.co/ / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures