ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa de combate à ferrugem do café é iniciado por Instituto Interamericano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em 2012 e 2013, na América Central e República Dominicana, foram perdidas 2,7 milhões de sacas de café por causa da ferrugem, ou seja, 20% da produção, o que representou um impacto econômico e social significativo.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o apoio financeiro da União Europeia (UE), busca evitar histórias similares mediante a implementação do Programa Centro-americano de Gestão Integral de Manejo da Ferrugem do Café.

O convênio do projeto foi firmado pelo diretor geral do IICA, Víctor M. Villalobos, e pelo chefe de Cooperação da delegação da UE na Nicarágua, Laurent Sillano, em 27 de janeiro, na Nicarágua, segundo o comunicado para a imprensa do IICA.

O programa foi colocado em marcha em primeiro de fevereiro e será estabelecido pelos próximos cinco anos.

Ainda que o projeto não contemple o Panamá nem a Costa Rica, será focado em Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua; e no plano local, em quatro zonas específicas desses últimos países.

Com a iniciativa, pretende-se alcançar uma produção de café que adote e implemente medidas de adaptação, mitigação e redução de riscos a mudanças climáticas, desenvolver um sistema de alerta precoce, projetar e estabelecer políticas regionais, fortalecer a institucionalidade e gerar fontes de emprego que contribuam ao bem-estar dos povoados rurais.

Estima-se que o Programa Centro-Americano de Gestão Integral do Manejo da Ferrugem do Café beneficie 330 mil famílias produtoras desse grão nas nações que incluirá.

Para a execução do projeto, o IICA tem sócios chaves, como o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (CIRAD), a Secretaria do Conselho Agropecuário Centro-Americano (SECAC), a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e o Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (Promecafe).

Todas essas instituições focarão seus esforços em consolidar os objetivos da iniciativa e, assim, melhorar a capacidade de resposta a população mais vulnerável que depende da produção de café nessas áreas de intervenção.

As informações são do La Estrella de Panamá / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures