ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores hondurenhos exportam mais cafés especiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/12/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Graças aos millennials que consomem mais café especial nos Estados Unidos, os produtores de Honduras estão vendendo mais grãos com atributos excepcionais e produzidos em fazendas localizadas a altitudes de mais de 1.300 metros sobre o nível de mar.

Segundo a Associação Nacional de Cafés dos Estados Unidos (NCA), os millennials consomem 44% do café gourmet comercializado por milhares de estabelecimentos. O estudo “Millennials: a linguagem do café e o papel da sustentabilidade”, realizado esse ano pela firma Datassential, com sede em Chicago, indica que quatro em cada 10 jovens (de 18 a 34 anos) preferem consumir café sustentável, com certificação de comércio justo, com selo de origem, orgânico ou com atributos especiais.

O comportamento dos millennials nos Estados Unidos é similar ao observado nos europeus, estimam os produtores de Honduras.

“O mercado está se abrindo pouco a pouco e os clientes a cada ano pedem mais cafés especiais”, disse o gerente da Cooperativa de Café Capucas Limitada (Cocafcal), Omar Rodríguez. Ele classifica esse comportamento como “um fenômeno”, pois nesses países, “há jovens que educam outros jovens a beber um bom café”.

O aumento no consumo nos Estados Unidos e na Europa tem beneficiado a Cocafcal nas exportações. Em 2015, a cooperativa vendeu 5,36 mil sacas de 60 quilos de cafés especiais a seus clientes. Nesse ano, venceu cerca de 7,66 mil sacas.

Companhias globais, como a Starbucks, compram os cafés especiais da Cocafcal. Também outras companhias, como as norte-americanas Ozo Coffee e Irving Farm compram o café hondurenho.

Em seus estabelecimentos norte-americanos, a Ozo Coffee promove o café especial orgânico produzido por Pedro Romero (das variedades Caturra, Catuai, Bourbon) produzido na fazenda situada a 1.350 metros sobre o nível do mar.

Na publicidade, a Ozo Coffee afirma que Romero “é um agricultor meticuloso e consumado que produz café muito saboroso em sua fazenda Los Pepitos. Temos comprado o café de Pedro desde 2011 e foi o primeiro produtor de café que veio nos visitar em Colorado. Sua prolífica experiência e conhecimento tem ajudado a produzir um café excelente ano após anos e seu café é de qualidade como sempre”, reafirma a Ozo Coffee em sua página na internet.

O café de Romero, que é um dos 1.000 afiliados da Cocafcal, apresenta acidez floral, um sabor de baunilha e outras notas gustativas de maçã e canela.

A ex-presidente da Associação de Cafés Especiais de Honduras (Aceh) considera que “em todas as regiões do país estão produzindo cafés especiais. São cultivados a uma altura acima de 1.300 metros e são vendidos em microlotes”.

“Com o café especial, o produtor tem várias vantagens. O preço que recebe equivale ao dobro do preço do café normal e mantém uma relação direta com o comprador. O comprador vem a Honduras, visita as fazendas, constata a qualidade e também faz recomendações”.

Peter Rodríguez, presidente da Aceh, disse que “em Honduras, também está aumentando a demanda” e acredita que “aqui há uma tendência a tomar melhores cafés”.

As informações são do La Prensa/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures