ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de café do México está em menor nível em quatro décadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
As condições climáticas mais adversas, um surgimento mais agressivo da ferrugem e a falta de políticas de apoio ao setor cafeeiro têm mantido baixa a produção de café do México há 15 anos e, atualmente, essa está em seu menor nível em quase quatro décadas.

A produção do grão fechou o ciclo cafeeiro de 2014/2015 em 3,3 milhões de sacas, a menor colheita em 45 anos. Enquanto que para o ciclo de 2015/2016, a previsão é de uma produção de 3,4 milhões de sacas.

Esse desempenho tem feito com que atualmente o México ocupe o novo lugar como produtor de café a nível mundial, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Nos anos noventa, o México estava em quinto lugar, somente depois de Brasil, Colômbia, Indonésia e Vietnã.

Registros do Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP) mostram que, até março desse ano, a produção do grão teve um rendimento por hectare de 1,2 toneladas. Se o ano terminasse nessa tendência, seria o rendimento mais baixo, ao menos desde 1980, ano em que começa o registro do indicador.

O novo foco do fungo da ferrugem mais agressivo em 2012 teve consequências para a produção de café. “Esta colheita (2015/2016) é a mais baixa em 50 anos, talvez não cheguemos as 2,5 milhões de sacas”, afirmou o professor e pesquisador da Universidade Autônoma de Chapingo, Esteban Escamilla.

Ele disse que existem apoios do governo mexicano para o cultivo do café, através do programa Procafé, mas faz falta uma declaração de emergência, dado que algumas regiões se encontram em uma situação bastante crítica, já que o café é seu único rendimento.

De acordo com especialistas, 95% da produção é de café arábica e o restante, robusta. Nesse contexto, desde 2015 tem-se observado um desabastecimento do café arábica, de forma que se importaram já 400 mil sacas, enquanto esse ano o volume pode aumentar até um milhão de sacas.

As informações são da El Informador/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures