ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Peru sobe no ranking de exportadores mundiais de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/11/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
O aumento nas exportações de café do Peru, que fez com que o país ultrapassasse Etiópia e Guatemala no ranking dos maiores exportadores, parece sinalizar o sucesso do país em combater a ferrugem do café – contrastando com os problemas continuados no México.

A Organização Internacional de Café (OIC), destacando que 2015/2016 trouxe um segundo ano consecutivo de declínio nas exportações mundiais de café, dessa vez em 0,7%, para 111,8 milhões de sacas – destacou que o Peru ficou contra essa tendência.

O país viu suas exportações aumentarem em 43%, para 3,52 milhões de sacas no ano comercial, que terminou em setembro, subindo para o quarto lugar dentre os países exportadores de café arábica, atrás apenas de Brasil, Colômbia e Honduras.

“O aumento significativo” nos envios sugere que a produção peruana está “começando a se recuperar do surto de ferrugem do café que afetou as duas últimas colheitas”.

Cerca de 40% da área de café do Peru, que se orgulha por ser um produtor particularmente grande de grãos orgânicos, foi infectada pela ferrugem.

O aumento nas exportações também veio contra uma queda no aumento da demanda doméstica por café, com os peruanos dobrando seu consumo per capita nos últimos cinco anos, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apesar de, em 600 gramas, o dado ainda permanecer relativamente baixo.

Os colombianos consomem cerca de 2 quilos de café por ano e os brasileiros, mais de 4 quilos, de acordo com o USDA.

Em contraste, uma queda de 10%, para 2,21 milhões de sacas nas exportações do México, indicam que lá “a ferrugem continua sendo um problema”, disse a OIC. O México viu sua produção de café cair em mais de um terço, para 2,8 milhões de sacas na safra passada, segundo dados da OIC.

Esses dados mostram que o Peru, que em 2014/2015 enviou uma quantidade quase idêntica de café que o México, de pouco menos de 2,5 milhões de sacas, exportou 60% mais na safra passada.

O Peru agora está em sétimo lugar entre os exportadores de café no geral, incluindo os exportadores de robusta, ultrapassando Etiópia, Guatemala e Uganda, enquanto o México está em décimo lugar.

A OIC destacou que a queda nos envios mundiais de café em 2015/2016 foi liderada por uma queda de 6,9%, para 40,8 milhões de sacas nos volumes de robusta, que mais do que compensaram um aumento nas exportações de café arábica.

Dentro do segmento de arábica, a categorias de “outros suaves” mostrou-se particularmente popular, vendo um crescimento de 5,5%, refletindo um aumento nos volumes peruanos.

As exportações de grãos brasileiros naturais aumentaram em 2,6%, com as vendas de suaves colombianos aumentando em 1,1%, caindo no final da safra devido a uma greve de caminhoneiros no país.

As informações são do Agrimoney / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures