ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Peru é o primeiro fornecedor de cafés dos EUA sob selo do Comércio Justo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Para posicionar o Peru como produtor de cafés especiais no mercado norte-americano, uma delegação de 25 empresas produtoras de café especiais e organizações de produtores de café participará da Specialty Coffee Expo (SCA), em Seattle, nos Estados Unidos, de 19 a 22 de abril.

Durante este evento, a missão peruana que tem o apoio do Ministério da Agricultura e Irrigação (Minagri) é composta por agricultores de Utcubamba (Amazonas), Leoncio Prado (Huánuco), Oxapampa (Pasco), Satipo e Chanchamayo (Junín) e Andahuaylas (Apurímac), que possui a oportunidade de alcançar uma abordagem comercial com importantes compradores internacionais, adquirir novos conhecimentos sobre novas tendências e condições de mercado de interesse e trocar experiências de marketing com organizações globais de café.

A delegação de pequenos produtores é composta por Mario Aquiles, da Cooperativa Agraria Cafetalera Divisoria; Gino Marín, da Cooperativa Agrária CEPRO Yanesha; Elvis Gonzáles da Cooperação Peruana de Abastecimento SAC; e, Roger Gonzáles da Cooperativa Agrária Café e Cacau Rio Negro, entre outros.

O evento é reconhecido como um dos mais consagrados em cafés especiais do mundo, já que é a vitrine comercial mais atraente para posicionar esses cafés nos mercados internacionais. É a principal feira dedicada a cafés especiais, que reúne mais de 10 mil visitantes e 3.500 expositores de 50 países. Produtores, importadores, fornecedores de serviços e máquinas e suprimentos de todo o mundo participam.

O Minagri destaca a presença de pequenos e médios produtores nacionais neste importante evento, pois abre um leque de oportunidades e opções em um importante nicho de mercado com preços superiores aos convencionais. "Esses eventos internacionais facilitam as vendas de cafés especiais com preços diferenciados, até 150% acima do mercado convencional", disse Gustavo Mostajo, titular do Minagri.

Ele especificou que enquanto o Peru é o sexto exportador mundial de café, é o primeiro fornecedor de cafés especiais para os Estados Unidos sob o selo Fair Trade. “O quintal de café de 46 quilos na fazenda gera uma renda de 300 soles (US$ 93,32) ao produtor. No entanto, nichos como cafés especiais podem custar em benefício do agricultor acima de 1.000 soles (US$ 311) no mesmo volume", disse ele.

Exportações
De acordo com informações oficiais do Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), o café peruano é o principal produto de exportação agrícola com um valor FOB de US $ 707 milhões registrado no final de 2017. Ele é exportado para 44 países liderados pelos Estados Unidos sob o rótulo de Fair Trade como o principal comprador, seguido pela Alemanha, Bélgica, Suíça e Canadá.

"De acordo com nossa política setorial, nos concentramos no fato de que no final do quinto ano do governo, a agricultura crescerá a uma taxa anual de 5% e excederá US $ 10 bilhões em exportações", disse o titular da Minagri.

O Ministério da Agricultura e Irrigação (Minagri), através da Direção Geral de Agricultura e seus braços articulados Sierra e Selva Exportadora e o Programa de Compensação pela Competitividade (Agroideas), assim como o Ministério de Comércio Exterior e Turismo e Promperú, buscam fortalecer ações de promoção e articulação comercial para os cafeicultores.

As informações são do Andina / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures