ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os chineses começarão a beber mais café do que chá?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2015

3 MIN DE LEITURA

1
1
Foto ilustrativa: Divulgação/ Green and bean
Foto ilustrativa: Divulgação/ Green and bean

A Ásia tem uma longa tradição de consumo de chá e a China não é exceção. Entretanto, ultimamente, mais e mais chineses estão se voltando a diferentes bebidas. O café tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os chineses que vivem dentro e fora das grandes cidades. Esse produto também está se tornando popular entre as pessoas que vivem nas montanhas no sul da Província de Yunnan.

Em grandes cidades como Pequim, as cafeterias parecem estar em todas as grandes esquinas. Essas lojas não somente estão vendendo bebidas da Starbucks. Há também cafeterias da Coreia do Sul, de Taiwan, de Hong Kong e da Inglaterra.

BeiBei Su é da China, mas está vivendo nos Estados Unidos há oito anos. Antes disso, ela morou na Itália por dois anos. Ela disse que prefere chá do que café, mas que não poderia dizer o mesmo com certeza sobre a geração mais jovem da China. Quando questionada se ela é uma consumidora de chá ou de café, ela disse que é consumidora de chá. Quando questionada se ela acha que os chineses estão consumindo mais café, ela disse que sim. “A geração mais jovem adora café”.

Muitos chineses jovens bebem café socialmente – quando se reúnem com os amigos. Yang Lin vive nos Estados Unidos, mas veio de uma região da China famosa pelo crescente consumo de chá. Ela costumava beber somente chá quanto morava na China, mas agora, ela bebe as duas coisas por diferentes razões.

“Eu era definitivamente uma consumidora de chá quando voltava na China, mas agora, com a influência da Starbucks, e todos os sabores diferentes, acho que gosto de café e chá igualmente”, disse ela.

Ela disse que o consumo de café para ela é um evento social. Ela e seus colaboradores gostam de sentar em um café e conversar sobre a xícara de café. O chá, disse ela, tem mais a ver com memórias de família. Ela cresceu na Província de Fujian – uma área conhecida pelo seu chá. Yang disse que quando criança, sua família se reunia à noite e conversava sobre os acontecimentos do dia. Agora, apenas o cheiro do chá de Fujian traz de volta essas lembranças de família.

Voyo é outra chinesa que agora vive em Washington, D.C. Ela disse que após mudar para os Estados Unidos, seu gosto mudou. “Eu costumava beber chá antes de vir aos Estados Unidos. Porém, agora eu sou uma consumidora de café e realmente estou me tornando uma grande consumidora de café. Eu fui de uma xícara por dia para três xícaras por dia e se eu parar por um dia, tenho dor de cabeça”.

Em média, uma pessoa na China bebe cerca de cinco xícaras de café por ano. Essa informação é da Associação de Café de Pequim, na China. Essa quantidade é bem abaixo da média mundial, de 240 xícaras por ano. Porém, a associação disse que a quantidade de café que os chineses bebem está crescendo em cerca de 15% a cada ano.

Em um dado dia, o Groove Café – uma cafeteria da Coreia do Sul – está cheia de atividade e consumidores de café em Pequim. Com mais pessoas bebendo café, muitos veem uma oportunidade econômica para os chineses que produzem os grãos. O café produzido na China poderia gerar lucro mesmo com a maioria do café vendido na China sendo importado. A maioria do café da China é produzido na província do sul de Yunnan.

A reportagem é de Anna Matteo, para o blog ttp://learningenglish.voanews.com. / Tradução por Juliana Santin

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO ELIAS CORDEIRO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 06/03/2015

Tenho café arábica.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures