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Nestlé quer vender café nas ruas do México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2016

1 MIN DE LEITURA

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Em um esforço para levar café às ruas do México, a Nestlé, através de sua marca Nescafé, tem promovido desde o ano passado o modelo de negócio “Carrito cafeteiro”, que também busca incentivar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. O plano é parte de uma estratégia conjunta com o Instituto Nacional do Empreendedor (Inadem) para comercializar o café da marca ao mesmo tempo que propicia emprego aos jovens que buscam começar um negócio.

“Não queremos fazer um império com esse modelo nem buscamos um benefício pessoal, queremos ajudar aos jovens a empreender, impulsioná-los a desenvolver suas capacidades que muitas vezes as empresas não veem”, disse a gerente de Atração de Talento da Nestlé, Dana Victores Hernández, durante o campeonato nacional Enactus 2016, realizado em Campeche.

Ainda que Victores não tenha precisado o valor do investimento requerido para operar o carrinho de café, ele disse que o Inadem aporta 70% do capital e o restante é aportado pelo franqueado. A Nestlé, por sua vez, vende aos beneficiários o produto a preço de custo.

Apesar dos esforços feitos pela Nestlé para encher as ruas do México com café mediante os carrinhos, a empresa tem enfrentado muitos desafios, sobretudo, em questões legais.

“Estamos experimentando; este modelo de negócios começou em maio de 2015, mas lamentavelmente não tem sido tão exitoso como gostaríamos que fosse. Como não somos especialistas, encontramos uma parte legal que não estamos conseguindo afinar nesse desafio de ser empreendedor no México”.

Nesse sentido, desde que o programa começou, somente conseguiu colocar nas ruas 10 franquias das 700 que contempla o plano até 2017.

A Cidade do México e o Estado do México têm sido os locais de mais difícil acesso, enquanto que, em Puebla, onde estão operando os 10 carrinhos, há mais acessibilidade.

Ainda que o panorama para esse modelo de negócios não seja fácil, a gerente disse que a Nestlé seguirá trabalhando para cuidar da parte legal para solidificar a proposta e voltar a lançá-la, mas a empresa não desiste da ideia de invadir o México com o café da Nestlé.

“Nosso prognóstico é chegar a 1000 carrinhos de café, mas não está funcionando 100%, então, deveremos rever o modelo; com os 10 que temos agora em Puebla é suficiente para aprender, re-planejar e, então, voltar a lançar de maneira correta”.

As informações são do https://www.altonivel.com.mx / Tradução por Juliana Santin 

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