ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na Colômbia, FNC lança aplicativo para atualizar informações sobre café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Como compromisso com a inovação tecnológica no campo, a Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) implementou o aplicativo SICA Móvil, que permite aos produtores registrar e atualizar informações diretamente nas fazendas de café, sem depender do acesso à Internet.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Uma vez que os extensionistas chegarem a um local com conectividade, poderão sincronizar as novidades registradas, atualizando a base de dados nacional do Sistema de Informação Cafeeiro (SICA). Na primeira etapa dessa modalidade, foram entregues 500 tablets operados sob o sistema operacional Android, projetados para trabalhar no campo, ou seja: resistentes a pó, água e quedas de mais de 1,5 metros de altura.

De acordo com o gerente técnico da FNC, Henrique Duque, com esta nova ferramenta, que é inovadora no setor rural do país, os extensionistas poderão otimizar o trabalho nas fazendas em companhia do cafeicultor. “Usamos a tecnologia sem depender da Internet no campo. Uma vez que os extensionistas chegam a um local com conectividade, poderão sincronizar os novos desenvolvimentos registrados na fazenda e, assim, a informação na base de dados nacional é atualizada", explicou.

A plataforma é um apoio para o Serviço de Extensão e permite a Federação ter informações ágeis, oportunas e atualizadas para a tomada de decisões, aumentando e direcionando as ações voltadas para a produtividade e rentabilidade do cafeicultor colombiano.

Com a aquisição dos primeiros 500 tablets e a instalação do aplicativo SICA Móvil, mais de 50% dos extensionistas do país estão cobertos. A segunda fase de aquisição de tablets para completar 100% será no último trimestre deste ano. O suporte, monitoramento e atualização dos dispositivos é feito a partir do Escritório Central da FNC e dos Comitês de Departamentos dos Cafeicultores.

Vantagens do SICA Móvil nos tablets:

- O acesso ao sistema, tanto no modo conectado como no modo desconectado, permite ao extensionista levar o SICA ao campo;

- Quando o extensionista estiver trabalhando com acesso à Internet, as informações do aplicativo são comunicadas em tempo real com o banco de dados centralizado na FNC em Bogotá;

- Os tablets possuem GPS integrado, que funciona sem depender da Internet, permitindo ao extensionista capturar informações complementares, tais como: novas estradas, construções e pontos de referência que requerem suporte espacial;

- O aplicativo SICA Móvil cumpre os padrões e protocolos de segurança da informação;

- Cada extensionista pode ter nos dispositivos imagens coloridas de alta resolução das zonas cafeeiras cobertas pela FNC para o registro das informações geográficas das fazendas e lotes de café;

- O trabalho de campo é otimizado, pois o extensionista atualiza as novidades diretamente do tablet e reduz os tempos de trabalho importantes no escritório;

O que é o Sistema de Informação Cafeeiro (SICA)

O Sistema de Informação Cafeeiro (SICA) é um banco de dados dinâmico e georreferenciado de cobertura nacional, que contém informações básicas dos produtores de café, suas fazendas e lotes plantados.

A Gestão Técnica vem realizando capacitações e acompanhamento permanente a 13 Comitês Departamentais até o momento e espera-se finalizar este processo da primeira etapa em setembro para todo o país.

As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures