ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mais de 10 mil negócios vendem café na Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/07/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O conhecimento e consumo de novas preparações, bem como o aumento na demanda de café, tem levado ao aumento no país do número de lojas especializadas. Somente Juan Valdez tem cerca de 250, mas estima-se que no país haja 10.900 estabelecimentos que oferecem o produto em alguma de suas apresentações.

Nesse cenário, do qual participam desde padarias de bairro até restaurantes gourmet, tem lugar uma concorrência que tem como objetivo atrair o maior número de clientes, especialmente jovens.

Recentemente, o programa Toma Café lançou sua estratégia para que os lojistas entrem no negócio comercializando a bebida preparada. Dessa forma, ocorreria maior participação das lojas de bairro que por si só são chave, pois através delas, distribui-se 60% do café consumido nas casas.

Porém, estima-se que no país há mais de 1.400 negócios especializados em café. Além do Juan Valdez, há marcas reconhecidas, como Oma, que tem cerca de 150 lojas; em Cali, está o Café Mulato, com mais de 8 pontos de vendas na cidade. Está também próximo de entrar nesse mercado a Starbucks, a maior cadeia de cafeterias do mundo.

Esses negócios especializados têm ajudado também que aumente a tendência de preparo da bebida em casa, mas em apresentações pouco tradicionais, como expresso ou cappuccino ao melhor estilo de um barista.

Desde que a marca Juan Valdez lançou o conceito de monodose (cápsulas de café), um nicho de consumidores antes inexistentes motivou empresas como Lavazza e Nestlé a fazer o seu próprio. “A cápsula resolve a limitação de consumir café na casa, que é de qualidade, pois não basta ter um bom café, é necessário prepará-lo bem e esse método padroniza o processo”, disse o gerente de mercado da Fedecafé, Luis Fernando Samper.

No mundo, essa tendência tem crescido a um ritmo de 26%, cinco vezes mais que toda a categoria. No caso do Juan Valdez, o negócio de cápsulas no ano passado aumentou em 16%. “A boa notícia é que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um café melhor, de forma que o grão de alta qualidade tem campo para crescer”.

A entrada de novos membros no setor de lojas especializadas, o lançamento de métodos de preparo para fazer em casa e uma crescente oferta de cafés especiais eleva a consideração pela bebida. Esse fenômeno de nicho também impacta positivamente um mercado mais amplo, pois gera aspirações e interesse por aprender mais sobre a cultura do café no consumidor final”, disse Ana María Sierra, do programa Toma Café.

Entre janeiro e maio, a produção de café da Colômbia foi de 4,5 milhões de sacas de 60 quilos, segundo a Federação Nacional de Cafeicultores, 14% a mais que no mesmo período de 2013.

O mundo e a Colômbia passam por uma dinâmica renovada, muito além do café preto puro, o que beneficiará os produtores. Estima-se que enquanto a demanda total da bebida cresce em 2,7%, o nicho de cafés especiais e premium cresce a um ritmo de 10% ao ano e se reportam três anos contínuos crescendo a dois dígitos.

A reportagem é do https://www.elpais.com.co/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures