ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ipanema Coffees retorna ao mundo do café especializado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Ipanema Coffees, um dos maiores grupos de produtores do Brasil, reintroduziu-se no mundo do café especializado dos Estados Unidos na SCA Expo, feira ocorrida em Seattle no mês passado, destacando resultados de três anos de investimentos focados na qualidade em um programa de microlote.

Foto: Divulgação


O evento foi oportuno para o grupo, já que a safra 2017/2018 no Brasil está começando. Com 37 anos de atuação, a Ipanema Coffees mantém três propriedades primárias próximas dos municípios de Alfenas e Conceição do Rio Verde, no sul do estado de Minas Gerais.

Com o objetivo de introduzir uma nova plataforma de microlote chamada “Ipanema Grand Cru”, a organização vem implementando medidas inovadoras de controle de qualidade e desenvolvimento em partes de suas fazendas. Os cafés de lotes individuais recebem processos diferentes e são monitorados de perto ao longo do ciclo produtivo. A companhia disse que acredita que o programa de desenvolvimento de qualidade pode ser apropriado, ajudando a fornecer uma nova base de qualidade para o mercado brasileiro de cafés verdes especiais.

Foto: Divulgação


"O objetivo é ser capaz de ajudar os produtores em geral a alcançar outro nível. Isso significa que quando definimos uma matriz de qualidade e um novo conceito de produção, somos capazes de oferecer serviços de consultoria a outros produtores, aumentando oportunidades de aprendizado e vendas em um mercado global que aprecia cada vez mais cafés especiais", disse o CEO da Ipanema Coffees, Washington Rodrigues, em anúncio do lançamento do Grand Cru no mercado. "Este novo modelo, baseado em alta tecnologia, pode ser transmitido a outros produtores que desejam alcançar essa eficiência e nível de qualidade de gestão em suas fazendas”, completou.

Em 2016, o conceito de Grand Cru foi aplicado em cerca de 200 toneladas de café. Com isso, especialistas em agricultura, engenheiros e a equipe de controle de qualidade da Ipanema foram auxiliados por um grupo de consultoria de professores de três universidades brasileiras.

Para a iniciativa, os investimentos da Ipanema incluíram a compra de novos despolpadores, um secador mecânico importado e novos e melhorados pátios de secagem de vários modelos, cobertos e ao ar livre, incluindo os tipos de leitos de secagem que podem ser encontrados nos cafeeiros da África.

O grupo focou em encontrar associações ideais de genótipo/fenótipo, combinando cada ambiente de crescimento em nível de lote com uma variedade de café enquanto experimentou qualquer número de variáveis ao longo do processo de produção. “Os testes validam a melhor associação genótipo/fenótipo. Em longo prazo, as repetições tornam possível determinar todas as variáveis controladas”, disse a empresa.

O grupo vem experimentando vários tipos e metodologias de fermentação. Novas metodologias de colheita envolveram a colheita manual e a experimentação com vários estágios de maturação. Do cafeeiro, alguns cafés são transportados para o moinho (wet mil), onde foram aplicados novos despolpadores que descascam os cafés cerejas até certo ponto, enquanto alguns são desviados para vários pátios de secagem ou tipos de leito para processamento natural.
“Especialistas que visitam a Ipanema estão surpresos com o volume, com os detalhes e com a sofisticação dos testes. O trabalho é, de fato, meticuloso e visa alcançar a matriz ideal que pode garantir os melhores grãos”, disse Washington.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures