ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Icontec certificou medição de pegadas de carbono de café da Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de café da Colômbia receberam, por parte do Instituto Colombiano de Normas Tecnicas e Certificação (Icontec), a certificação da metodologia desenvolvida pela Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) para medir e controlar as pegadas de carbono da cadeia de valor de café.

A diretora do Icontec, María Zulema Vélez, entregou o certificado de verificação do cumprimento dos requisitos exigidos pelo Instituto para “análise de emissões e remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante o ciclo de vida de bens e serviços” na medição das pegadas de carbono da cadeia de produção, transformação e comercialização de café.

A certificação foi obtida para a medição pontual de um lote de café (300 mil quilos de café) proveniente do município de La Unión, Nariño, cobrindo as seguintes etapas da cadeia de valor: 1.000 fazendas do município de La Unión, Nariño; Cooperativa de Cafeicultores do Norte de Nariño; Almacafé S.A., sucursal Pasto; Torrefactora Almacafé S. A.; Operadora Portuaria COPC. Buenaventura; Buencafé Liofilizado de Colômbia, Chinchiná; Centro de Distribuição (CEDI), Bogotá e Lojas Juan Valdez, Bogotá.

A medição das pegadas de carbono, liderada pelo Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé), contou com a participação de diferentes dependências da institucionalidade cafeeira que aportaram a informação necessária de cada uma das etapas da cadeia. “Para realizar esse tipo de trabalho é fundamental que uma organização como a Federação lidere esses processos”, destacou Vélez, que afirmou que esse passo tem um significado especial, não somente a nível doméstico, mas também, internacional.

Com esse exercício, conseguiu-se também desenvolver uma metodologia de cálculo de pegadas de carbono aplicável à cadeia agroindustrial do café, e identificar as oportunidades para que, em cada uma das etapas da cadeia de valor, desenvolvam-se as ações necessárias para contribuir com a redução das emissões de suas atividades.

A reportagem é do ElPais.com.co, adaptada pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures