ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras projeta excelente produção para 2014/2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/10/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Para o ano cafeeiro que começa nesse mês de outubro e termina em setembro de 2015, Honduras exportará cerca de 4,83 milhões de sacas de 60 quilos a diferentes mercados, principalmente Europa, Ásia e Estados Unidos, informou o gerente do Instituto Hondurenho de Café (IHCAFE), René Léon Gómez.

Ele disse que se os bons preços no mercado internacional se mantiverem, o crescimento na produção do grão de café e sua comercialização deixarão ao país cerca de US$ 1,3 bilhão.

O setor cafeeiro de Honduras tem um impacto positivo no Produto Interno Bruto (PIB) do país, representando cerca de 5% desse e 35% do PIB Agrícola, segundo cálculos oficiais.

Situações como a ferrugem do café e outras epidemias que atacaram as plantações, de acordo com executivos da entidade, representaram uma oportunidade para melhorar algumas práticas agronômicas para muitos produtores e iniciar um processo de renovação de suas fazendas, que representará uma maior produção, na mesma área cultivada.

“Isso não seria possível sem o trabalho em equipe que é realizado pelos produtores, associações e suas instituições como o IHCAFE e o Fundo Cafeeiro Nacional”, disse Gómez.

Atualmente, existe no país um parque cafeeiro de cerca de 280 mil hectares e, segundo foi informado pelo funcionário do Instituto Técnico do Setor Cafeeiro, dentro de quatro a cinco anos, estarão sendo exportados ao mercado internacional mais de 6,9 milhões de sacas de café.

Em termos de geração de postos de trabalho, Gómez disse que atualmente o setor de café gera cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos, principalmente nas regiões rurais do país, em 210 municípios de 15 departamentos produtores do grão.

“Realmente, o café é um cultivo generoso, é amigável com o ambiente e estamos seguros que é um dos produtos que podem ajudar o país em matéria de estabilidade social, porque o que precisamos é que nossos compatriotas fiquem nas zonas rurais produzindo, não venham engrossar os cinturões de pobreza nas cidades, porque não vão encontrar as alternativas de emprego que desejariam”.

Os representantes das diferentes organizações consideram um sucesso o nível de produção e os bons preços que se projetam para esse próximo ano.

A reportagem é do https://www.tiempo.hn / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures