ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Futuro do café está vinculado ao rendimento dos produtores, diz estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Fairtrade está pedindo uma resposta do governo e da indústria a respeito de seu estudo sobre a economia da produção de café, para que os cafeicultores possam obter uma renda decente e apoiar suas famílias. O relatório da Fairtrade e do True Price é um dos estudos mais detalhados sobre o rendimento do produtor de café até agora.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                              Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Abrangendo produtores de Ruanda, Tanzânia, Uganda, Quênia, Índia, Indonésia e Vietnã, a pesquisa mostra o quanto os produtores de café realmente ganham e o potencial impacto do Fairtrade sobre sua renda familiar. Um mercado de café altamente competitivo, a especulação sobre o mercado de futuros e as baixas vendas de Fairtrade para os produtores são fatores-chave que contribuem para a pesquisa.

O estudo descobriu que a baixa renda do café, por sua vez, leva à falta de investimento na fazenda e um menor rendimento, perpetuando um ciclo de pobreza. Também revelou que, para muitos produtores, o café é apenas uma fonte de renda e sua dependência varia muito. Em média, cerca de 50% da renda familiar vem da produção da cultura. 

No entanto, os resultados diferem entre os países: os produtores na Indonésia dependem fortemente da renda do café, enquanto os do Quênia ganham a vida com as vendas de outros bens agrícolas ou outros empregos fora da fazenda. Os produtores da Indonésia e do Vietnã têm os maiores rendimentos vindos de propriedades familiares, principalmente devido ao alto rendimento do café nesses países. Além disso, apenas os produtores da Indonésia obtêm toda a receita oriunda da produção de café.

"Embora a renda familiar geral dependa muito do contexto local e de fatores como produtividade ou tamanho da fazenda, um preço mais alto do café é um dos principais fatores para que as famílias obtenham sua renda para sustento. É importante que, além de abordar fatores como produtividade ou eficiência, os membros do setor cafeeiro coloquem a questão dos preços em sua agenda", disse o diretor global da Fairtrade International,  Dario Soto-Abril. 

Este estudo piloto informará a estratégia de renda para sustento do Fairtrade, com base no trabalho que eles já estão fazendo nos salários dos trabalhadores nas plantações do Fairtrade. As atividades incluem o desenvolvimento do mercado, apoiando a diversificação em outras culturas e melhorando os rendimentos e a eficiência da fazenda.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures