ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Frio, chuvas e geadas prejudicam produção de café no Quênia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/06/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por conta do clima extremo, que reduziu drasticamente as colheitas, os produtores de café da região central do Quênia estão tendo menores ganhos em comparação com a estação anterior. Uma mistura de chuvas e frio, seguido de seca, vem reduzindo os ganhos dos produtores quenianos neste ano.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                               Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Embora a Diretoria do Café ainda não tenha divulgado dados para a safra de 2016/2017, que termina em outubro, as últimas estatísticas indicam que as condições de seca prolongadas prejudicam os rendimentos.

Com base no relatório preliminar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas, as entregas dos produtores do condado de Nyeri caíram em pelo menos 14,8 milhões de kg de café em comparação com a safra anterior.

Na safra de 2015/2016, Nyeri, que possui o maior número de pequenos cafeicultores do país, registrou 35.902.046 quilos. No ano cafeeiro anterior, foram registrados 21.060.572 quilos. O café do condado é amplamente procurado no mercado global.

Contagem de perdas

Ainda há mais entregas a serem feitas entre agora e agosto, período conhecido como ‘colheita de moscas’, mas, como observa o executivo da agricultura de Nyeri, Robert Thuo, é muito pouco café esperado para fazer qualquer mudança significativa nos dados preliminares.

Em Murang’a a história é a mesma, ainda que os números de produção não tenham sido divulgados. “Nossa produção caiu cerca de 50%. Os produtores estão contando perdas, embora o pagamento seja bom em comparação com outros anos”, disse o presidente da União Cooperativa dos Produtores de Murang’a, Francis Ngone.

Em Kirinyaga, houve uma queda de 15% na produção e, segundo o responsável pela Agricultura, Ngundo Warui, é apenas uma leve mudança.

O relatório inicipal para Nyeri mostra números chocantes em que algumas sociedades apresentaram produção inferior a 50% em comparação com as duas safras anteriores. A Othaya Coffee Farmers Cooperative, por exemplo, que tem mais de 15.000 membros e 17 processadoras, registrou 1.764.806 quilos de café sendo que, no ano cafeeiro anterior, a mesma havia registrado 4.355.603 quilos.

A safra de 2015/2016 foi boa para os cafeicultores, quando o país registrou um aumento na produção. Já na safra de 2014/2015, por conta do clima desfavorável, os produtores de Othaya colheram menos, 3.175.603 quilos de café. “Em 2016, nós registramos chuvas em janeiro e fevereiro, que começaram em novembro do ano anterior, isso interferiu na floração do café”, explicou James Gathua, presidente da Othaya Farmers’ Cooperative Society.

Isso foi seguido por geadas a partir de maio, quando as cerejas para a principal safra em novembro estavam se formando. Segundo ele, os produtores não tinham nada para colher naquela estação. A geada, que continuou até julho, desencadeou o desenvolvimento de antracnose dos frutos do cafeeiro (Coffee Berry Disease – CBD), resultando na queda dos frutos de café.

Othaya, ao contrário de outras áreas de cultivo de café em Nyeri, tem o clima frio. As cerejas começam a se formar em maio para a principal colheita, que acontece no final de outubro.

As informações são do https://allafrica.com / Tradução Juliana Santin
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures