ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FNC toma medidas para proteger a receita dos produtores na Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Consciente da realidade que os cafeicultores estão vivendo por causa dos efeitos adversos do intenso fenômeno do El Niño, o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Roberto Vélez Vallejo, antecipou-se e tomou uma série de medidas que buscam reduzir o impacto sobre a receita dos produtores.

Dentro das medidas tomadas pela FNC, estão:
-Avaliação do impacto
A FNC através do Serviço de Extensão começou um estudo de campo para avaliar o impacto do efeito climatológico. Para isso, selecionou-se uma amostra estatisticamente representativa superior a 7 mil fazendas cobrindo todos os departamentos cafeeiros da Colômbia.

Este estudo inclui aspectos relacionados com a qualidade do café na fazenda e o estado agronômico dos cultivos e se repetirá uma vez que se iniciem a colheita do primeiro semestre do ano.

É importante mencionar que esse diagnóstico é vital e está sendo feito no momento adequado por ser esse o período de formação da colheita.

-Medidas comerciais
Dado que um dos efeitos do fenômeno do El Niño na cafeicultura é a presença de uma maior porcentagem de grãos com defeitos, a Federação decidiu que a partir de 15 de fevereiro se compensará na liquidação o maior conteúdo desse tipo de café.
Para cumprir com este propósito, a FNC publicará diariamente o preço de referência da pasilla (grãos com defeito).

Estas medidas complementam as já adotadas em 2015 onde:
- Eliminou-se o desconto de 30 pesos (0,88 centavos de dólar) por quilo por cada ponto percentual ou fração que superasse 5% do grão brocado contido no café pergaminho.
- Ampliou-se de 15 a 20 grãos de broca de ponto para efeitos de cálculo do fator de rendimento na compra de café pergaminho.
- Permitiu-se a exportação de cafés com maior conteúdo de defeitos. Até agora, a FNC tinha vendido 79 mil sacas desse tipo de café.

Outras medidas
Adicionalmente, a Federação liderará reuniões com o Governo Nacional e os governos municipais e departamentais para avançar nas gestões relacionadas com a reestruturação de créditos nas zonas mais afetadas, assim como na implementação de programas de apoio em fertilizantes como o programa de competitividade que teve muitos bons resultados no passado.

A Federação faz um chamado aos cafeicultores afetados pelo fenômeno do El Niño para que se dirijam ao Comitê Local para Prevenção e Atenção de Emergência e Desastres (CLOPAD) e reportem sua afetação e, assim, possam ter acesso às ajudas do Governo.

A Federação buscará o setor privado, entre eles, os exportadores e a indústria nacional, para que participem na construção de soluções conjuntas em benefício da rentabilidade do cafeicultor.

A partir dessa semana, o gerente geral e a equipe de trabalho visitarão cada uma das regiões cafeeiras com o fim de socializar essas medidas e buscar soluções conjuntas com todos os membros envolvidos.

As informações são do https://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures