ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FNC convida cooperativas a fazerem nova política de relacionamento na Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/08/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um chamado urgente para que seja desenvolvida conjuntamente uma nova política de relação entre a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) da Colômbia e as cooperativas a favor do bem-estar e da rentabilidade dos cafeicultores foi feito pelo gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo, aos gerentes dessas.

Esse chamado foi feito durante a instalação do Dialogo Cooperativo, encontro cujo lema é “o fortalecimento de nossos valores”, que reuniu mais de 180 líderes de 16 departamentos e cooperativas da Colômbia, englobando uma rede de 530 pontos de compra.

Esse novo esquema, que se distancia do paternalismo, abre a porta a uma relação mais independente e mais coordenada, na qual as cooperativas que seguem trabalhando com a FNC o façam velando sempre pelos mais altos interesses dos próprios cafeicultores.

“Tem que haver um novo relacionamento entre a FNC e as cooperativas. Haverá uma relação de pares. Temos que ter a inteligência – dada em parte pela experiência – para poder fazer uma nova política de relacionamento. Hoje, mais do que nunca, devemos trabalhar juntos pelo bem-estar do cafeicultor”.

Após manifestar sua complacência pelo novo encontro e pela renovada capacidade de interlocução, Vélez recordou que, na última reunião, tinha feito um convite respeitoso para que todo o dinheiro de lucro das cooperativas se reintegrasse ao cafeicultor, cujo bem-estar é um fim comum para FNC e as cooperativas, como seus aliados estratégicos.

“Hoje, as cooperativas e a FNC devem ser vistas como duas empresas independentes. Há um grupo de pessoas que querem trabalhar juntas pelo bem-estar dos cafeicultores. Temos que oferecer rentabilidade aos cafeicultores, dar a eles a oportunidade de sair à frente. Temos que ter sempre claro que estamos administrando o patrimônio dos cafeicultores e isso nos exige muito esforço”.

Ele recordou que há bens supremos, estabelecidos, inclusive, no contrato de administração do Fundo Nacional de Café (FoNC), que a institucionalidade cafeeira não pode deixar de lado como Garantia de Compra, independentemente do novo tipo de relação que se estabeleça.

Vallejo convidou as cooperativas a construir um modelo que responda às necessidades reais da indústria, mas também, baseado na ética, no bom governo e na gestão de risco. “Um modelo que no final construa valor para o cafeicultor e não destrua seu patrimônio”.

Ele também anunciou que, para velar pelo patrimônio dos cafeicultores, será trabalhado com a Superintendência de Economia Solidária, entidade com as atribuições necessárias para que todo o acionar das cooperativas esteja de acordo com a ética, os valores, os requerimentos dos próprios cafeicultores colombianos.

“Nos interessa manter uma aliança estratégica, pois a FNC hoje comercializa 25% do café da Colômbia”, para o qual a rede natural de compra são as cooperativas.

O novo modelo de relacionamento é também uma forma de modernização para fortalecer o posicionamento do Café da Colômbia na indústria global, com desafios comuns, como mão de obra para colheita, mudança climática e mudança geracional.

As informações são da FNC/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures