ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações de café da Indonésia caem para menor volume em 4 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
As exportações de café da Indonésia, quarto maior exportador do grão, caíram para seu menor volume em quase quatro anos, prejudicadas pela queda na produção devido à seca causada pelo El Niño.

As exportações de café da Indonésia caíram para 21.100 toneladas em março, o menor volume desde abril de 2012, de acordo com dados da Central de Estatísticas do país.

A Indonésia, que é o terceiro maior produtor de café robusta do mundo, depois do Vietnã e do Brasil, produziu cerca de 11,4 milhões de sacas em 2014, de acordo com os últimos dados do Ministério da Agricultura.

A Associação de Exportadores de Café da Indonésia (AICE) tinha estimado que a produção em 2015 seria de 11,3 milhões de sacas e espera que a produção decline em 8%, para 10,4 milhões de sacas em 2016/2017.

A produção de café sofreu devido ao severo El Niño em 2015/2016, que afetou as principais áreas de produção no sul de Sumatra e em Java. Juntas, ambas as áreas produzem cerca de três quartos da colheita de café do país, consistindo da variedade robusta.

As exportações de café robusta da Indonésia, de Sumatra, registraram declínios de duplos dígitos desde novembro de 2015. As exportações somente de Sumatra caíram para 4.637 toneladas (77.285 sacas de 60 quilos) no mês passado, 75% a menos que no ano anterior. Elas foram 57% menores que no ano anterior nos primeiros cinco meses de 2016.

O escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Jakarta espera que a produção nacional de café caia em 15%, para 10 milhões de sacas nos 12 meses que vão de abril de 2016 a março de 2017. A produção de café robusta deverá cair em 1,7 milhão de sacas (16%), para 8,7 milhões de sacas.

O USDA notou que a seca “prejudicou a floração e o amadurecimento” da colheita de café e é o principal fator que leva a menores expectativas de produção em 2016/2017. Além disso, “a adoção limitada de plantas resistentes à seca e a baixa intensidade dos sistemas de gestão ofereceram pouca proteção contra o clima extremo”.

O USDA espera que as exportações totais de café da Indonésia declinem com relação ao ano anterior em quase 18%, para 7,9 milhões de sacas, versus 9,62 milhões de sacas no ano anterior.

O USDA notou uma queda no ritmo de exportações desde janeiro e disse que “embora o ritmo de exportações normalmente aumente em junho, os comerciantes esperam que o pico da estação atrase devido à colheita atrasada” como resultado da seca de 2015/2016.

Entretanto, alguns observadores acreditam que o começo do Ramadã, mês muçulmano sagrado, que começou no início dessa semana, poderá disseminar algum tipo de impulso nas exportações, encorajando vendas pelos produtores.

Os produtores de café tendem a aumentar as vendas antes do Ramadã, para levantar dinheiro para cobrir os custos durante o período.

As informações são do Agrimoney/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures