ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exclusiva: Convênio busca consolidar café solúvel brasileiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Daniela Quitanilha e Mariana Proença, de São Paulo

O Brasil não explora internacionalmente a sua marca no mercado de café solúvel. Para criar uma identidade dessa categoria de café, estabelecer a origem nacional e consolidá-la mundo afora foi assinado nesta segunda-feira (26) um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O convênio de implantação do projeto setorial “Brazilian Instant Coffee” potencializa a promoção internacional do café solúvel do Brasil. As exportações chegam a cerca de 120 países e proporcionam divisas anuais de aproximadamente US$ 650 milhões. “O projeto já nasce ambicioso. Queremos dobrar o número de exportações nos próximos 10 anos”, disse o presidente da Abics, Pedro Guimarães.

Pedro explica que a ideia não é alcançar um número maior de países, mas sim aumentar o volume do produto para os países já importadores. “Os países do sudeste asiático, por exemplo, são os que mais crescem, mas a nossa participação ainda é tímida. No mundo, o consumo cresce 3%. Nesses países, está crescendo o dobro”, afirma Pedro.

Há 40 anos o Brasil é líder mundial na produção de café solúvel, com representatividade de 37% do mercado global, e na exportação, com market share de 28%, mas, atualmente, o setor vê essas posições ameaçadas devido ao acirramento da concorrência e ao protecionismo dos principais mercados.

O projeto reforça a histórica parceria da Apex-Brasil com o setor cafeeiro, uma relação iniciada, em 2002, com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP) e, em 2009, com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Em entrevista exclusiva ao CaféPoint, o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, enfatizou que o café é um produto de grande importância econômica e social, pois é um relevante empregador.

“Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria. É um setor importante e tem potencial para crescer muito mais, compatível com a dimensão que o Brasil tem no universo do café. Falta uma marca forte nossa lá fora”, disse Jaguaribe.

O Brasil tem sete indústrias de café solúvel em operação. Em 2016, elas produziram o equivalente a 4,93 milhões de sacas de 60 kg, representando 11,3% da produção total de café no País. As exportações do setor somaram 3,83 milhões de sacas (11,2% do total), gerando uma receita de US$ 634 milhões. O consumo interno do produto totalizou 1,1 milhão de sacas, respondendo por 5% da quantidade consumida no Brasil.

Importação de café verde

Com esse crescimento esperado para o setor, uma das questões primordiais é o abastecimento de café para atender ao consumo externo e interno. “No momento não vemos a menor necessidade de importar café, as previsões de safra no Brasil são mais do que suficientes para atender solúvel, torrado e moído e exportação”, avalia Pedro Guimarães e completa: “se faz necessária a importação em situações bastante pontuais para a sobrevivência e a manutenção dos contratos com o exterior. A credibilidade com um cliente externo é algo de inestimável valor e uma vez perdida esta capacidade de fornecer, perdeu-se a confiança, que se demora décadas para recuperar”.

Para o presidente da Apex-Brasil, Jaguaribe: “O que não pode acontecer é na situação de necessidade de importação não ser possível fazê-la para atender as demandas do mercado externo. Isso é uma limitação que é o chamado tiro do pé. Não há necessidade disso no momento, mas não pode haver impedimento”.

A assinatura do convênio foi realizada em São Paulo, na sede da Apex-Brasil, com a presença das principais lideranças da indústria de café do Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures