ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evento em El Salvador sugere estudos sobre cafés resistentes à ferrugem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/06/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A pesquisa científica sobre o café de El Salvador poderia se reiniciar com a busca de variedades mais resistentes à ferrugem. Essa foi uma das várias recomendações feitas por especialistas que participaram da Cúpula Mundial de Ciências do Café, realizada em San Salvador na semana passada.

Foto: Reprodução
                                             Foto: Reprodução

No evento foram abordados temas que vão desde o manejo de pragas e doenças do café, suas variedades, tecnologia para produção, colheita e processamento do café, até a rentabilidade do cultivo e sustentabilidade.

O encontro é uma iniciativa de oito associações privadas do setor de café de El Salvador. “Creio que o país não possui uma estrutura de pesquisa e precisaria desenvolvê-la, pois é muito importante para que possam dar aportes e sugestões aos cafeicultores. Há muito o que fazer aqui em El Salvador”, disse Fabio DaMatta, professor de fisiologia vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

DaMatta disse que a pesquisa sobre variedades resistentes à ferrugem não é fácil, mas é menos custosa do que estudar a mudança climática e sua relação com o cultivo de café. Em El Salvador, observa-se a falta de informações básicas para os produtores. O professor propôs também buscar melhores condições para o manejo de todos os cafezais: “Ás vezes vocês têm a informação que é produzida na Costa Rica, na Colômbia, mas não é produzida em condições locais”. DaMatta sugeriu fomentar a cooperação entre universidades e cafeicultores.
Luis Carlos Fazuoli, especialista do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que expos sobre variedades de café, lançou um desafio aos produtores salvadorenhos: Renovar para se salvar. Ele disse que junto com a renovação dos cultivos, devem ser recuperados os solos e provadas as nova variedades de café. “Façam experimentos em porções pequenas, vocês têm que ver para crer. A análise do solo é fundamental”, disse. Além disso, ele explicou que o genótipo da planta mais a interação com o meio ambiente é um elemento fundamental a ser considerado quando se analisam novas variedades de café. Sobre a mudança climática, os especialistas brasileiros disseram que “essa não deve ser vista de modo catastrófico”.

Carlos Borgonovo, presidente da Associação Salvadorenha de Beneficiadores e Exportadores de Café (ABECAFE), disse que contar com uma nova institucionalidade que encabece a pesquisa no café é a prioridade número um, que conta com profissionais e que essa deve se proteger contra vaivéns políticos.

José Guillermo Álvarez, produtor e presidente do órgão administrador da certificação Denominação de Origem (DO) Apaneca-Ilamatepec de El Salvador, disse que a cúpula chega no momento indicado, porque o setor passa por muitas dificuldades. “Precisamos mudar muitas coisas que estamos fazendo. A situação é crítica no sentido de que se perdeu muito: primeiro, o entusiasmo pela cafeicultura, devido às crises e, segundo, que estamos perdendo muita área de café”, afirmou o presidente.

As informações são do La Prensa Gráfica / Tradução por Juliana Santin

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures