ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo aponta: café pode melhorar o humor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2017

1 MIN DE LEITURA

1
0
Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que os efeitos do café sobre o humor das pessoas é, em geral, positivo. Géraldine Coppin, pesquisadora sênior e palestrante da Universidade de Genebra do Centro Suíço para Ciências Afetivas, foi quem concluiu a revisão dos resultados. “Pesquisas atuais nesta área sugerem algumas descobertas interessantes, não somente dentro de uma população saudável, mas também em pessoas com depressão”, pontuou.

Coppin estuda a psicologia e as neurociências da percepção quimiossensorial e da ingestão de alimentos. Segundo ela, a pesquisa sugeriu que o consumo repetido de 75 miligramas de cafeína (o equivalente a aproximadamente uma xícara de café) a cada quatro horas, pode resultar em uma melhora no humor ao longo do dia. Doses baixas a moderadas de cafeína (cerca de duas a cinco xícaras de café por dia) podem resultar em uma melhora no ânimo e redução da ansiedade.

No entanto, nem todas as notícias são boas. Altas doses ingeridas de cafeína podem aumentar a tensão, o nervosismo, a ansiedade e a agitação. “A extensa pesquisa aponta que o consumo de cafeína pode ser associado a uma gama de efeitos fisiológicos reversíveis em ambos os níveis de ingestão. O que sugere que, na realidade, a ingestão de cafeína pode não ter efeito significativo ou duradouro sobre a saúde”, disse.

Coppin prossegue dizendo que: “o estudo sugere que a cafeína pode ajudar a limitar a depressão e melhorar a atenção e o alerta. Por exemplo, uma análise de 2016, com um total de 346.913 indivíduos e 8.146 casos de depressão, considerou as bases de resposta e viu uma curva em forma de J, com o efeito benéfico relatado para até cerca de 300 miligramas de cafeína (o equivalente a aproximadamente quatro xícaras de café) por dia”.

A pesquisa inclui a investigação comportamental e correlatos neurais de preferências alimentares e escolhas em indivíduos saudáveis, bem como em populações clínicas.

As conclusões da revisão também foram colocadas em um vídeo animado, podendo ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=9hgoP_YKR6E&feature=youtu.be.


As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO ANTONIO FACANHA DE MOURA

FORTALEZA - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 04/10/2021

Oii, parabens pelo conteúdo! Li duas vezes hahaha
eu tenho uma dúvida, essa ingestão de até 4 xícaras por dia, é referente a quantos ml? seria uma xícara de expresso ou de um café coado?

eu particularmente tomo uma xícara de café coado, deve ter uns 250 ml. Isso quatro vezes ao dia dá 1 litro de café hahaha.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures