ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Corretora Marex prevê quarto déficit mundial do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/02/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A corretora Marex Spectron prevê que a produção mundial de café reduza a demanda em 3 milhões de sacas de 60 kg na próxima estação, graças à menor produção no Brasil, o quarto déficit consecutivo.

"Já neste estágio muito precoce é provável que haja um quarto déficit e, possivelmente, um grande quarto déficit", disse a Marex, que prevê uma queda de 5 milhões de sacas na produção brasileira.

A corretora previu que a produção mundial de café cairá para 152,6 milhões de sacas em 2017, 900 mil sacas a menos que no ano anterior. A demanda, entretanto, deverá aumentar em 1,9 milhão de sacas, para 153,7 milhões de toneladas.

A Marex observou que, ao contrário dos anos anteriores, "Em 2017/2018 não haverá ações governamentais ou produtoras privadas para preencher a lacuna".

A produção brasileira de café deverá cair em 5 milhões de sacas, para 50,5 milhões de sacas, graças às menores áreas de café arábica e ao contínuo clima desfavorável para a safra de robusta no Espírito Santo.

E a maior parte da safra brasileira estará no ano de baixa na próxima estação. O café tem um ciclo bienal, o que significa que os anos alternam entre colheitas altas e baixas.

"Todas as regiões de produção de café arábica, exceto a Zona da Mata, estarão em um ano de baixa do ciclo. Para o arábica, vemos uma pequena desvantagem em Nova Iorque a partir dos preços atuais".

Mas uma safra maior foi antecipada no Vietnã, o segundo maior produtor de café do mundo, e o classificado como produtor número um de robusta. A safra deverá aumentar em 3,5 milhões de sacas, para sacos de 28 milhões. "2017/2018 será um ciclo de alta e os preços elevados fornecerão um incentivo enorme. Além disso, a umidade do solo é excelente e os níveis dos reservatórios foram restaurados pelas chuvas inesperadas em novembro, dezembro e janeiro".

O Marex disse que, devido à perspectiva de fortes estoques de robusta do Vietnã "o mercado acaba de engolir uma enorme pílula, e isso precisa ser digerido. No curto prazo, não podemos descartar uma queda”.

O Brasil já tem uma escassez de robusta, após um tempo de seca prolongado. Os mercados estão esperando para ver se o Brasil vai permitir a importação de robusta para aliviar o aperto no mercado interno, particularmente para a produção de café instantâneo. Este movimento está sofrendo forte oposição dos produtores brasileiros de robusta, que se beneficiam com os altos preços domésticos.

Os produtores brasileiros se comprometeram a apresentar um relatório ao Ministério da Agricultura do país até o dia 10, para provar que existem estoques de robusta suficientes para atender a demanda dos torrefadores.

"Essas discussões se desenvolveram como resultado da menor safra de robusta afetada pela seca do ano passado e à frente da nova e prevista para ser outra safra de robusta menor devido ao tempo seco e devendo começar a colheita em torno de três meses", disse o comerciante de café I & M Smith.

"Nossa compreensão no momento é de que não haverá importações de robusta para o Brasil no ano-safra de 2016/2017", disse Marex. "No entanto, se este entendimento se revelasse errado, e se o Brasil importasse robusta, haveria claras imprecações para a arbitragem".

As informações são do Agrimoney / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures