ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia traça meta para ter café 100% sustentável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ainda que a meta seja ambiciosa, se há um país capaz de conseguir uma cafeicultura 100% sustentável em 2027 e como propôs a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) para quando cumprir 100 anos, é a Colômbia, afirma seu gerente comercial, Felipe Robayo.

O esforço institucional permitiu alcançar 212 mil fazendas com algum padrão de sustentabilidade, que representam mais de 165 mil cafeicultores com uma área de 396 mil hectares, o que equivale a 42% da área cultivada, disse ele durante o 83o Congresso Nacional de Cafeicultores.

“Vamos adotar muito do que temos hoje e do que implementamos nos últimos 15 anos em sustentabilidade. Temos toda a base institucional para levar isso a cabo nos próximos 10 anos”.

A estratégia até agora tem sido identificar as características regionais que facilitam cumprir os requisitos dos diferentes padrões de sustentabilidade, apoiar o produtor através do Serviço de Extensão para a adoção de boas práticas e acompanhar as auditorias de cumprimento para que a fazenda seja certificada e/ou verificada.

“Não é casualidade que a FNC maneje os programas de sustentabilidade maiores no mundo para 4C e Nespresso. A nível mundial, somos líder nisso”.

A definição de um padrão de sustentabilidade próprio para Café da Colômbia, que deve ser crível, inovador, confiável e voluntário, incluirá o caráter altamente democrático e participativo da federação cafeeira, algo que é muito valorizado dentro e fora da Colômbia.

De modo que, além dos pilares econômicos, sociais e ambientais, o institucional também será fundamental. “Não é somente uma questão de mercado, mas sim, de responsabilidade e de empoderamento do cafeicultor colombiano”.

Bens e serviços públicos que beneficiam o conjunto de produtores, como Garantia de Compra (uma forma de comércio justo e transparente) e a pesquisa científica e tecnológica e a assistência técnica do Serviço de Extensão são as vantagens competitivas na indústria e as características diferenciais que contribuem para a sustentabilidade da cafeicultura colombiana, algo que o padrão próprio do Café da Colômbia em definição também levará em conta.

O Café da Colômbia já é sinônimo de qualidade na indústria, mas graças à sua estratégia 100% sustentável aspira acentuar a sustentabilidade, o que se traduzirá em melhores receitas para os produtores.

“O mundo nos pagará por esse valor agregado”, disse o gerente comercial. “Queremos nos centrar na família cafeeira como unidade, como sua receita, como a situação do café a afeta e se isso a torna sustentável”.

Café da Colômbia 100% Sustentável será um código de conduta que permitirá demonstrar às partes interessadas (clientes, indústria, compradores, governos, academia) que os processos e produtos verificados sob esse esquema cumprem com os princípios de sustentabilidade.

Sua implementação compreenderá a valorização integral dos elos socioeconômicos, institucional e ambiental que se executem as melhores práticas em toda cadeia de comercialização de café, valorização que será realizada em duas etapas: verificação do processo na fazenda e certificação do produto com todos os membros da cadeia de valor.

Robayo disse que os cafés sustentáveis já não devem ser considerados especiais, uma vez que o aumento na oferta tem limitado a geração de valor dos mesmos.

As informações são da FNC / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures