ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia supera 3bilhões de pés de café renovados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
 Entre o começo de 2009 e junho de 2014, a Colômbia, maior produtor mundial de café arábica suave, renovou 3,051 bilhões de pés de café, o que constitui uma transformação produtiva sem precedentes em um cultivo de rendimento tardio que beneficia os cafeicultores de todos os tamanhos.

Esses esforços fazem parte da estratégia de aumentar a produtividade das plantações colombianas, lutar contra o fungo da ferrugem e contar com uma cafeicultura melhor preparada para a variabilidade climática que afeta atualmente a agricultura na Colômbia e no mundo. Dessa forma, 575 mil hectares – 60% da área total cultivada na Colômbia – foram renovadas com maior densidade de cultivo, que permitiu elevar o nível de tecnificação do parque cafeeiro.

Do total de plantas renovadas, 74% correspondem a variedades resistentes à ferrugem, ou seja, 2,262 bilhões de plantas. No mesmo período, a idade média dos cafezais se reduziu de 12,4 para 7,3 anos, o que se traduz em um parque cafeeiro mais jovem e produtivo.

Essa importante política de renovação cafeeira foi adotada e intensificada por causa dos estragos da Onda Invernal ocasionada pelo fenômeno La Niña, registrado entre 2009 e 2012, e que gerou um aumento de mais de 30% nos níveis de afetação do fungo da ferrugem e uma redução significativa na radiação solar, o que reduziu de forma significativa a produtividade das plantações e o volume de produção nesses anos. Durante esse período, adotou-se e implementou-se o programa de renovação do parque cafeeiro com o propósito de converter os hectares existentes, mediante cultivo de novas variedades de café arábica resistentes desenvolvidas pelo Cenicafé.

Os resultados desse esforço de longo prazo começou a dar frutos importantes nos dois últimos anos, período a partir do qual muitas das plantações jovens renovadas começaram seus ciclos produtivos.

A produção cafeeira da Colômbia continua crescendo graças à renovação. Até junho de 2014, a produção dos últimos 12 meses chegou a 11,5 milhões de sacas, 27% a mais que no mesmo período de 2013 e a produtividade média dos cafezais aumentou de 11,1 sacas de café verde por hectare para 14,5 sacas, o que significa um aumento de 31%, indicador que se espera continue aumentando com a entrada na produção de plantações renovadas.

Igualmente, o aumento na produtividade cafeeira tem sido possível graças ao trabalho de mais de 1.500 extensionistas, dos Comitês de Cafeeiros, ao trabalho cientifico do Cenicafé e às alianças público-privadas que têm sido lideradas pela Federação com diferentes instâncias do governo, incluindo as administrações regionais e locais, bem como com clientes, empresas do setor privado e organismos de cooperação internacional, que contribuíram com recursos e esforços complementares.

Dessa forma e graças a esse contínuo investimento em produtividade, a tendência na produção para o primeiro semestre de 2014 tem ultrapassado de forma significativa os índices registrados em anos anteriores, com áreas produtivas, inclusive, inferiores.

Os dados são do https://www.federaciondecafeteros.org/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures