ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: reduzir custos de transporte é um desafio para os exportadores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/11/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
No âmbito da versão 81 da Cúpula do Café, organizada pela Associação Nacional de Exportadores de Café da Colômbia (Asoexport) e pela Associação Nacional de Comércio Exterior (Analdex), os empresários da cadeia de exportação definiram quais são os maiores desafios que enfrentam para comercializar o grão internacionalmente, levando em conta que a maior parte do café que é embarcado sai como commodity.

Foto: Café Editora
                                                Foto: Café Editora

O primeiro ponto está relacionado aos altos custos de transporte dentro da logística de exportação. De acordo o presidente da Analdex, Javier Díaz, esse custo é equivalente a 15% do preço do produto final, e dessa porcentagem, 37% corresponde aos custos de transporte, sendo este o maior item do processo. Para o diretor da Asoexport, Gustavo Gómez, reduzir esse gasto é o principal desafio. 

"Quase 67% do café exportado da Colômbia sai de Buenaventura. Por isso, os problemas de ordem pública também aumentam o valor do transporte", disse Gómez. Assim, o desafio também está relacionado ao controle efetivo dos protestos, para evitar maiores custos de frete ou atrasos nas entregas aos clientes.

O segundo desafio está relacionado à capacidade de carga dos caminhões. De acordo com o diretor, um contêiner pode conter até 275 sacas de café, mas os caminhões podem transportar 500, um cálculo que não serve para muitos exportadores. "Estamos tentando associar empresas com destinos semelhantes para que a ocupação dos caminhões atinja 100%", afirmou o executivo. Uma iniciativa que já vem trabalhando com a Logyca, uma empresa que está desenvolvendo aplicativos para otimizar os embarques.

O terceiro desafio são as restrições que as empresas de exportação têm. Gómez disse que o guia de trânsito emitido pela Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) só é emitido em determinados horários, o que atrasa a entrega do café. "Estamos procurando o que pode ser obtido online", acrescentou o diretor do sindicato, que também avalia a relevância deste documento ao fazer uma exportação.

O quarto desafio é para as empresas de transporte marítimo. Segundo o gerente da Hamburg Süd Colômbia, Liborio Cuéllar, desde a década de 1980 houve pouca inovação no transporte de café por contêineres. "O café é naturalmente úmido e, na viagem, adquire muito mais umidade. Sendo assim é usado um sistema de papelão para recipientes, o que não garante que o café chegue em ótimas condições. O problema é maior neste momento, onde há calor e chega o inverno", explica. 

O quinto desafio seria com a velocidade na emissão do certificado de origem do café, necessário para receber o pagamento de compradores internacionais. Isso pode levar até mais de uma semana, o que gera perdas para as empresas que não recuperam o investimento.

O plano da ANI para as estradas terciárias

O presidente da Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), Dimitri Zaninovich, disse que estão se desenvolvendo estradas terciárias como parte do plano de apoio à exportação de café e desenvolvimento de toda a cadeia. "Identificamos 700.000 bilhões de pesos (US$ 230,57 milhões) que poderiam ser investidos na melhoria das estradas dos departamentos de café, que seriam executados com o apoio dos comitês de café departamentais, dado que eles são os parceiros ideais porque conhecem seu terreno e têm uma institucionalidade organizada".

As informações são do www.larepublica.co./ Juliana Santin 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ OTAVIO BLANCO BRITO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 13/11/2017

Certamente, olhando para o nosso cenário brasileiro em relação a logística, vemos uma infraestrutura ineficaz,onde o impacto disso acarreta nos custos variáveis e na formação do preço.

Temos linhas ferroviárias com projetos há algum tempo, onde está totalmente paralisada. As gestões anteriores de nossos governos e na atualidade traz para nós, do ramo, um certo descompromisso com (parte da agricultura) e seus envolvidos.

A crise econômica e politica está tornando a nossa competitividade internacional cada vez mais difícil...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures