ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia modifica normas de exportação de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Durante a última sessão do Comitê Nacional de Cafeicultores, foram modificadas as normas de qualidade de exportação de café colombiano especial, com o fim de impulsionar as exportações e ajustá-las à normativa internacional. A partir de agora, poderá ser exportado o café considerado especial com uma tolerância de até 5% de grãos saudáveis sob a peneira 14 e retidos pelo peneira 12.

O anterior, segundo a Resolução 2 de 2016, aprovada em 25 de abril pelo Comitê Nacional de Cafeicultores, encarregado de ditar as medidas que garantam a qualidade do café de exportação, as quais devem ser atendidas, tanto pela Federação Nacional de Cafeicultores, como pelos exportadores privados.

Desde sempre, as normas da Green Coffee Association de Nova Iorque, entidade que regulamenta a compra e a venda de café verde arábica no mundo tem denominado como café especial colombiano aquele grão cuja peneira fosse de 14, com um nível de tolerância de 5%. No entanto, a Colômbia internamente se auto impunha um nível de aceitação de 1,5%, o que impedia que cafés de muito boa qualidade fossem vendidos nos mercados internacionais.

Todos os demais requisitos mínimos de qualidade que têm regido para o café especial de exportação em termos de umidade, grãos defeituosos, infestação, odor, cor e prova de xícara, seguem vigentes.

Outra novidade da Resolução 2 é a simplificação na rotulagem do café especial de exportação.

Já não é necessário que as condições de tamanho do grão de café e a quantidade de defeitos, acordadas livremente entre o exportador e seu cliente final, sejam descritas no rótulo, sempre e quando o café cumpra os requisitos mínimos para ser considerado especial. O rótulo simplesmente levará a palavra Especial”, seguida pela descrição “Café da Colômbia”. Para esse tipo de café, a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) emitirá um certificado de qualidade.

Essas novas medidas, que buscam maximizar as receitas dos cafeicultores colombianos, somam-se às adotadas em outubro de 2015 para a exportação de outras qualidades de café verde diferentes do especial e que se enviam ao exterior sob a referência de “Produto da Colômbia”.

A Resolução 2 de 2016 unifica e atualiza as normas de qualidade do café verde em grão para exportação que tinham estado vigentes, a saber a resolução 5 de 2002 e a 3 de 2015, expedidas pelo Comitê Nacional de Cafeicultores, que com a nova resolução ficam derrogadas.

As informações são da FNC/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures