ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia e Japão dão novo impulso à relação bilateral

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/08/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Café Editora
Foto: Café Editora


A Colômbia e o Japão deram, na última terça-feira, novo impulso à relação bilateral em matéria comercial e de investimentos no marco da IX Reunião do Comitê Econômico Conjunto Japão-Colômbia, que foi realizado na sede da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC).

O encontro contou com a presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no marco de sua visita à Colômbia, a primeira do premier japonês ao país.

Na sessão de abertura, o gerente geral da Federação, Luis Genaro Muñoz Ortega, na qualidade de presidente do Comitê Econômico Japão-Colômbia, destacou que a grande e frutífera relação comercial cafeeira entre os dois países evoluiu satisfatoriamente da exportação de café verde a produtos de maior valor agregado, como no segmento de bebidas, diante de uma demanda cada vez mais exigente.

Essa crescente e dinâmica penetração em segmentos de maior valor no Japão tem ocorrido por empresas japonesas, disse Muñoz, que também se mostrou confiante na recente chegada da cadeia de lojas Juan Valdez no Japão e fez votos pelo retorno do Japão à Organização Internacional de Café (OIC), pois isso contribuirá para um maior entendimento entre países produtores e consumidores.

Por parte dos expositores colombianos que participaram nas diferentes sessões do encontro, foi dada ênfase ao bom momento que a Colômbia atravessa em matéria econômica e de investimento, com indicadores como uma crescente classe média, uma baixa inflação, maior crescimento regional do PIB para o primeiro trimestre do ano (6,4%) e o segundo maior crescimento mundial no mesmo período.

Os expositores japoneses, por sua parte, em sua maioria, representantes de importantes empresas japonesas com investimento ou relações comerciais com a Colômbia, contaram sobre suas atividades empresariais e sobre os nichos de oportunidade para estreitar a relação bilateral, o que inclui infraestrutura, alimentos e energia, incluídas as renováveis, com tecnologias de ponta.

Um ponto recorrente ao longo do encontro foi a necessidade de acelerar as negociações do Acordo de Associação Econômica e de pronta entrada em vigor do Acordo para a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos, que espera seu processo de rigor por parte da Corte Constitucional da Colômbia, pois esses dois mecanismos de integração contribuirão decididamente para dinamizar a relação bilateral em matéria econômica e comercial.

Outro ponto recorrente foram as enormes possibilidades que abre a Aliança do Pacífico, formada por Colômbia, México, Peru e Chile, para países como Japão, pela possibilidade de aproveitar a integração profunda que estão promovendo esses quatro países, não somente de forma intra-regional, mas também, como porta importante ao Pacífico.

Na sessão de fechamento do encontro, o ministro da Fazenda, Mauricio Cárdenas Santamaría, enfatizou a importância das duas principais iniciativas do Governo colombiano para apostar por um maior crescimento futuro: a aposta pela paz, com o atual processo em marcha, que se espera que reflita em ao menos um ponto adicional de crescimento do PIB e um ambicioso programa de investimentos em infraestrutura, que também esperam que se traduza em um ponto adicional de crescimento do PIB.

Na mesma sessão de fechamento, o gerente geral da FNC se mostrou satisfeito pelo impulso que essa reunião do Comitê Conjunto, no marco da visita do premier Abe à Colômbia, deu à relação bilateral em matéria econômica e comercial e que, além disso, converteu a casa dos cafeicultores colombianos na casa dos empresários japonesas.

“Os cafeicultores colombianos estão convencidos de que o mercado traz enormes oportunidades”, disse Muñoz Ortega.

Informações da FNC/ Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures