ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia à frente em tecnologias para detectar impressão digital do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/09/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto Bryan Clifton  / Café Editora.
Foto Bryan Clifton / Café Editora

 A Colômbia está na vanguarda do uso de tecnologias que detectam a impressão digital do café e que garantem ao consumidor a origem do produto que compra, indicou hoje um especialista que participa na cidade colombiana de Armenia a uma conferência internacional de café.

“Estamos usando a tecnologia espectroscopia de infravermelho próximo (NIR, da sigla em inglês), que permite encontrar a impressão digital do café e segmentar suas origens”, explicou o pesquisador do Centro de Pesquisas de Café (Cenicafé), Andrés Mauricio Villegas. O método NIR funciona a partir de uma lâmpada que emite luz sobre o café, o qual absorve e reflete os raios. Além disso, a lâmpada tem um equipamento que quantifica a luz que absorve o grão (seja inteiro, moído, torrado ou solúvel), define uma curva e, a partir de modelos matemáticos, em no máximo dois minutos identifica a origem do café.

“Na região do infravermelho, os compostos químicos vibram e se expressam como são. Essa região é a impressão digital química do grão”, disse ele. Graças aos resultados, foram instalados equipamentos com essa tecnologia nos três portos de exportação de café no país, em Santa Marta, Cartagena e Buenventura, de ondem saem 70% da produção ao exterior. “Nesses momentos, pode-se dizer que nos portos, 100% do café exportado passa por essa tecnologia”, disse Villegas, que indicou que esse método impede que fora da Colômbia se misturem diferentes tipos de grãos e se vendam como colombiano. “Essa é uma garantia para o consumidor que está consumindo a origem que lhe venderam”.

Segundo o Cenicafé, encarregado da pesquisa sobre produção de café no país, essa tecnologia também permite que a qualidade do produto seja consistente com a passagem do tempo. Villegas adverte que a Colômbia, que nos últimos doze meses exportou 7,1 milhões de sacas, não é o primeiro país a utilizar essa tecnologia, mas sim, “o primeiro a faze em escala de caracterizar regionalmente o café” para posicioná-lo a um nível de análise de rotina.

Os esforços do Governo e da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) para garantir a origem do café começaram em 2004, quando o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural iniciou um projeto para decifrar os aspectos mais importantes do genoma do grão. A iniciativa para identificar as origens do café colombiano, que contou com um orçamento total de US$ 250.000, começou a se desenvolver e ser implementada em 2008. “A Superintendência da Indústria e Comércio começou a qualificar alguns cafés de diferentes regiões como únicos e impossíveis de serem repetidos. Com essa tecnologia, obtivemos quatro denominações de origem, do café dos departamentos de Cauca, Nariño, Huila e Santander”.

A reportagem é da agência EFE/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures