ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de café na Indonésia deve cair em 20% por causa do El Niño

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de café na Indonésia provavelmente cairá em 20% no próximo ano com relação ao recorde alcançado anteriormente à medida que o El Niño mais forte em quase duas décadas prejudica a colheita no país, que é o terceiro maior produtor de café robusta do mundo. A colheita pode cair para 560.000 toneladas no ano safra que começa em 1 de abril, de 700.000 toneladas no ano anterior, de acordo com a média de estimativas de seus comerciantes e analistas, compilada pelo Bloomberg. Esse seria o declínio mais pronunciado desde a estação de 2006/2007, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Uma menor colheita na Indonésia potencialmente ampliaria o déficit global dos grãos usados pelas companhias, incluindo Nestlé SA, e o suporte aos preços que caíram em 20% no ano passado. O El Niño é em grande parte responsável pela seca no quarto trimestre de 2015 na Indonésia, de acordo com o Rabobank International. O evento climático prejudicou as colheitas de cacau na Costa do Marfim, restringiu as monções na Índia e forçou as Filipinas a importar mais arroz.

“A seca na Indonésia é por causa do El Niño”, disse Carlos Mera Arzeno, analista de commodities do Rabobank, em Londres. “Esperamos que os preços do robusta subam para mais de US$ 1.580 a tonelada até o meio de 2016, devido ao duplo golpe de uma menor colheita de robusta no Brasil e na Indonésia afetando o mercado a partir de abril”.

Arzeno espera um declínio de 20% na colheita da Indonésia para 600.000 toneladas na próxima estação e disse que “não descartamos uma queda muito maior na produção”.

O El Niño pode se fortalecer em curto prazo, devido à recente atividade do ciclone tropical no Oceano Pacífico, de acordo com a Agência de Meteorologia da Austrália. O evento ainda deverá diminuir nos próximos meses, com um retorno às condições neutras esperadas no segundo trimestre.

O mercado de grãos robusta enfrentará uma escassez de 100.000 sacas de 60 quilos em 2015/2016, que começou em outubro, na maioria dos países após um excedente de 800.000 sacas no começo do ano, de acordo com a trader suíça, Volcafe, unidade de commodities da ED&F Man Holding Ltd.

Embora a produção nas terras de maior altitude da Indonésia tenha sido menos afetada pela seca, o clima prejudicou e exterminou colheitas em algumas terras baixas em Sumatra e Java, incluindo em Lampung, disse Hutama Sugandhi, presidente da Associação de Exportadores de Café da Indonésia. As províncias de Lampung, Bengkulu e Sumatra do Sul são as principais áreas de robusta na Indonésia, produzindo cerca de 75% da produção do país. Os grãos das áreas são enviados a partir do porto de Panjang em Lampung. O arábica é produzido principalmente no norte de Sumatra e em Java, e representa 16% da produção total de 2014/2015, mostraram dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Uma redução na colheita doméstica pode levar a Indonésia a aumentar as importações, disse o gerente de marketing e compras da PT Taman Delta Indonésia, Moelyono Soesilo. As importações deverão ser de 60.000 a 90.000 toneladas nesse ano, com relação às 40.000 toneladas importadas no ano passado.

As informações são do Bloomberg/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures