ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cofco prevê risco de escassez de café para o próximo ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
De acordo com o Cofco Internacional Ltd., o mercado de café pode sofrer uma escassez no próximo ano por conta do risco previsto para a safra da Colômbia e o período de baixa do ciclo bianual do Brasil, principal produtor do mundo.

Foto: Paula Rúpulo/Café Editora
                                 Foto: Paula Rúpulo/Café Editora

Na Colômbia, segundo maior produtor de café arábica, as fortes chuvas e quedas de preços estão atrasando a retirada dos grãos da lavoura e as vendas da colheita intermediária. Segundo o diretor global de café do braço de operações da maior empresa de alimentos da China, Joseph Reiner, as chuvas atrasaram a maturação das plantas e causaram uma floração menor e mais dispersa, o que deve reduzir o potencial da próxima colheita. Qualquer diminuição na oferta colombiana se somaria a uma redução da produção no Brasil.

Segundo estimativas da Marex Spectron Group Ltd, a produção global na estação 2017/2018, que começa em outubro na maioria dos países, será 4,4 milhões de sacas abaixo da demanda. A previsão da Cofco está próxima a esses dados, de acordo com Reiner, que não quis dar um número exato.

“Este atraso da colheita intermediária é devido ao excesso de chuvas e aos preços não estarem dando incentivos suficientes aos produtores para vender. Tudo isso estressa as plantas e, ao observar situações semelhantes no passado, vimos que a próxima safra será impactada. Nós levantamos o alarme para a próxima colheita principal”, disse Reiner.

Em Nova York, os futuros do arábica subiram 12% desde que atingiram o menor valor em 15 meses, em junho. Em Londres, o conilon subiu 15% depois de tocar o nível mais baixo em sete meses, em abril.

De acordo com dados da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), as fortes chuvas fizeram com que a produção de café colombiana caísse 9% em junho, após uma queda de quase 23% em maio. Normalmente, o país tem uma colheita menor a partir de abril, conhecida como mitaca, e a principal começa em outubro.

Os produtores brasileiros já estão fazendo a colheita para 2017/2018. Por conta das plantas estarem com ciclo produtivo em baixa, a produção será menor. Os operadores antecipam que a produção suba para entre 48 milhões e 52 milhões de sacas, mas, segundo Reiner, a estimativa da Cofco é de cerca de metade dessa faixa. A empresa vai fazer outro estudo da colheita brasileira quando o processo estiver entre 50 e 60% concluído.

Escassez

No mês passado, uma escassez de conilon nessa estação baixou o prêmio dos grãos arábica, em relação ao robusta, para o nível mais baixo desde pelo menos 2008. A diferença menor implica que as torrefadoras em todo o mundo começaram a usar mais café arábica. O conilon é preferivelmente usado para fazer café instantâneo.

A medida que a classe média se expande, a demanda global por café continua aumentando e a Cofco está otimista sobre o consumo na Ásia. A tendência da demanda na China na década que terminou em 2014 é semelhante à do Japão na década até 1973 e hoje o Japão é um grande consumidor. “A China deve em breve ultrapassar o Vietnã e a Índia no consumo. A maioria dos países asiáticos registram crescimento de dois dígitos”, disse Reiner.

As informações são do Bloomberg / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures