ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clientes da Starbucks podem experimentar café originário do Timor Leste

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
O café do Arquipélago Malaio é conhecido por suas qualidades excepcionais, uma xícara suave com sabores distintos e notas de ervas e especiarias. As primeiras plantas de café chegaram na região com comerciantes holandeses no século XVII. As plantações iniciais prosperaram no clima equatorial e no solo vulcânico rico.

Foto: Reprodução
                                                Foto: Reprodução

A Starbucks vem comprando café das ilhas maiores do arquipélago, como Sumatra e Sulawesi desde a década de 1970, mas a empresa não comprou grãos do Timor até décadas mais tarde.

As montanhas do leste da ilha produziam somente uma pequena quantidade de café, que crescia selvagem e era processado completamente à mão. A falta de infraestrutura foi exacerbada por décadas de conflito.

Em 1996, a Starbucks ajudou a colocar o Timor Leste no mapa do café quando o comprador, Dave Olsen, fez a primeira comercialização da empresa da Cooperativa Café Timor, que trabalhava com os pequenos produtores do país para melhorar a qualidade e o rendimento das colheitas.

"Quando cheguei pela primeira vez lá, eles tinham cerca de meio contêiner do produto – isto é, 120 sacas de café verde - o que não é nada, especialmente agora", disse Olsen, que se aposentou da empresa em 2013. "Mas foi tudo o que eles puderam juntar. Então, eu comprei isso como uma mostra de fé que poderia ser melhor”.

A Starbucks continuou a comprar café do Timor Leste a cada colheita, à medida que sua qualidade melhorava. Assim, o país se tornou um componente importante de algumas das misturas mais populares da marca. Em 2002, a região ganhou independência e se tornou oficialmente República Democrática de Timor Leste, inaugurando uma era de estabilidade e crescimento para a nova nação e sua emergente indústria de café especializado.

Agora, os clientes podem experimentar o café desta região com a bebida Starbucks Single Origin Timor Oriental Tatamailau, disponível por tempo limitado nas lojas dos Estados Unidos e do Canadá.

O café tem o nome do pico mais alto do Monte Ramelau do país, conhecido como Tatamailau, "avô de todos" na língua local. A montanha tem um profundo significado cultural: sua silhueta é a forma de um crocodilo que, diz a lenda, deu à luz a ilha.

"Este café tem deliciosos sabores de chocolate amargo e notas de cardamomo selvagem", disse Mackenzie Karr, da equipe da Starbucks Coffee.

A oferta é continuação da série Starbucks Single Origin, lançada em março, que convida os clientes a descobrir cafés de grãos originários de vários locais ao redor do mundo para experimentar em casa. "É uma oportunidade para mostrar cafés raros e exclusivos que não seríamos capazes de mostrar de outra forma", disse Karr.

Olsen olha para trás nas duas décadas desde que ele provou sua primeira xícara de café do Timor Leste: "Foi desde este começo magro, comprando um contêiner parcial do produto, que o café do Timor se tornou um café importante para blends. Agora, a qualidade subiu, seu nome está no pacote e sua história está sendo contada".

As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WAUGHAN

CAMPINAS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 29/08/2017

Ótima semana para apublicação da matéria! 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures