ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas devem reativar ferrugem em El Salvador

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/05/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Fundação Salvadorenha para Pesquisas de Café (Procafé) advertiu que a chegada das primeiras chuvas reiniciará as infecções com a ferrugem, assim como o aparecimento de outras pragas, pressiona os produtores a tomarem medidas preventivas em suas fazendas.

Em um comunicado com recomendações diante das perspectivas climáticas para o período que compreende de abril a agosto, a Procafé detalha que entre 15 e 21 de abril foram reportados mais de 10 milímetros de chuva, o que “estimulará a floração dos cafezais e posteriormente dos frutos, na maioria das zonas cafeeiras”. Porém, essas chuvas também gerarão as condições para o aparecimento de insetos e pragas, entre eles, o reinício das infecções de ferrugem, assim como a presença da broca e besouros Phyllophaga.

O acúmulo de umidade e as temperaturas próximas a 22 graus centígrados são as condições propícias para a proliferação da ferrugem. Diante disso, a Procafé estimulou os cafeicultores a continuar ou iniciar a primeira fertilização de suas fazendas, mas também, que fizessem monitoramentos para detectar a ferrugem. Além disso, para as plantas que não são resistentes a esse fungo, fazer aplicações preventivas de fungicidas para proteger a folhagem.

Em geral, também se recomenda aplicar, de maneira preventiva, fungicidas sistêmicos ou de contato para controlar a ferrugem durante o período de 60 a 90 dias após a floração.

El Salvador, bem como o restante da região centro-americana, enfrentam um severo foco de ferrugem, que levaria a uma perda de 90.000 empregos na safra de 2012/13, e de 420.000 sacas de 60 quilos, no valor de US$ 82 milhões.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) não descarta a possibilidade de aplicar medidas diante da nova doença que ameaça a recuperação dos cafezais salvadorenhos, após enfrentar o pior foco de ferrugem reportado até a data.

Na semana passada, associações de produtores advertiram sobre a presença do fungo Colletotrichum spp, que provoca a antracnose, uma doença considerada “oportunista” porque se aproveita dos danos causados por outras pragas, nesse caso, a ferrugem, para atacar.

O MAG ordenou a elaboração de um relatório que servirá para determinar as medidas que serão tomadas diante dessa doença, disse o ministro, Pablo Ochoa. Ele disse que técnicos do Ministério já se reuniram e ontem à tarde esperava as conclusões do relatório. Ele disse também que, a partir dessa análise, reunir-se-á com os cafeicultores “para ver que outras ações podemos tomar”.

Na semana passada, a Associação de Fornecedores Agrícolas (APA) advertiu que 60% dos cafezais afetados pela ferrugem estão infectados com antracnose.

A fonte da reportagem se encontra em https://t.co/rHlMnGNwlo, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures