Através de 68 seminários de capacitação, cerca de sete mil cafeicultores colombianos de Antioquia, Caldas, Cauca, Cundinamarca, Huila, Magdalena, Nariño, Quindío, Risaralda, Santander e Tolima se beneficiaram da aliança entre ProColomba e a Federação Nacional de Cafeicultores para avançar no caminho para a internacionalização.
Os cafeicultores foram capacitados em temas relacionados com o uso de denominações de origem, licenças de marca, além das considerações e desafios que todo produto deve considerar na hora de chegar aos mercados externos.
“O desafio para que os produtores tenham acesso diretamente aos mercados internacionais consiste em levar um produto confiável e diferenciado. Muitos cumpriam com os requisitos de exportação, mas não tinham um negócio sustentável. Por isso, nos demos a tarefa de chegar a todas as regiões do país com essas jornadas de capacitação”, disse o gerente geral da Federação, Luis Genaro Muñoz Ortega.
“O Café da Colômbia de alta qualidade tem oportunidades em Noruega, Islândia, República Tcheca, Países Bálticos, Áustria, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Brasil e Uruguai. Sua reputação, assim como o interesse de certos grupos de clientes e mercados por estabelecer relações diretas com os produtores também nos motivaram a por em marcha essa aliança”, disse a presidente da ProColombia, María Claudia Lacouture.
Além disso, e para o caso das vendas de micro lotes, a Federação implementou o serviço de logística exportadora para os produtores interessados em realizar negócios diretamente, mas que não têm a infraestrutura para enviá-los.
O convênio assinado pelas duas entidades permitiu aprofundar a busca de oportunidades na Rússia, Emirados Árabes, Catar, Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, Bélgica, Japão e Turquia. De fato, entre agosto de 2010 e setembro de 2014, foram concretizadas 215 novas oportunidades de negócios para 42 empresas de 12 departamentos com 148 compradores de 40 países.
Nessa última, os 69 exportadores colombianos que se reuniram com 39 compradores de 15 países geraram expectativas de negócios de US$ 10,8 milhões.
A reportagem é do https://www.dinero.com / Tradução por Juliana Santin