ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores da Nicarágua vendem café diretamente a torrefadores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Três produtores de café de Nueva Segovia, norte da Nicarágua, puderam vender parte de seus grãos diretamente a torrefadores de café da Alemanha e da Suíça através da internet. As vendas foram feitas pelo site algrano, uma plataforma virtual que permite a conexão automática entre produtores e torrefadores.

A iniciativa foi de três amigos suíços que, em 2014, decidiram criar a “plataforma de comunicação direta entre produtores e torrefadores de café de todo o mundo que, além disso, permite que os agricultores contem com um novo canal de vendas para seu café de melhor qualidade”.

Em julho passado, o site se associou com os três produtores da Nicarágua (fazenda La Dueña, fazenda San Martín e fazenda Las Marías) e com a empresa Exportadora Atlantic, durante a Feira Mundial de Café.

O café vendido pelos três produtores somaram 21 sacas de 69 quilos – 1,449 toneladas. “E por esses dias, os grãos já devem estar rumo à Europa”.

Para o co-fundador do algrano, Christian Burri, disse que foi uma espécie de projeto piloto com o café de Nicarágua, mas considera que “foi uma experiência muito boa” e garantiu que a ideia é seguir trabalhando com produtores nicaraguenses.

De fato, Burri afirmou que criar um perfil no site não tem custo e permite aos produtores de café ter mais visibilidade nos mercados internacionais.

“A meta para o próximo ano seria aumentar a oferta para chegar a vários contêineres. Para cumprir com essa meta, vamos seguir desenvolvendo alianças com produtores, cooperativas e associações de produtores”.

Para Burri, há uma necessidade iminente de comércio direto entre torrefadores e produtores. “O número de torrefadores especializados em café de alta qualidade está se expandindo em todo o mundo e essas pequenas e médias empresas precisam se diferenciar, oferecendo café de origem e produtores específicos”.

O sistema funciona assim: durante seis semanas, os produtores apresentam seu café através de um “contêiner on-line” aberto na plataforma virtual. Os torrefadores podem pedir amostras e revisar um a um os grãos de café oferecidos na página para depois finalizar o pedido.

Depois de seis semanas, fecha-se o contêiner on-line e o site algrano permite ao exportador (no caso do café nicaraguense, a Exportadora Atlantic) preparar e enviar os grãos de café solicitados através da plataforma.

“É como um Facebook para produtores e torrefadores, que inclui um amplo mercado para vender seus produtos. Mediante a compilação de diferentes pedidos dos torrefadores que compram pequenas quantidades, podemos encher um contêiner e reduzir os custos associados com microlotes”, explicou outro co-fundador da iniciativa, Raphael Studer.

Entretanto, Burri explicou que um “Q-grader independente faz a avaliação da qualidade e a compartilha on-line na plataforma. Em um segundo lugar, os torrefadores podem pedir amostras, prová-las e compartilhar suas opiniões com o produtor e outros torrefadores. Essas opiniões foram muito positivas (para o café nicaraguense) e, além disso, encontram-se disponíveis on-line”.

O comerciante de café da Exportadora Atlantic, Víctor Beis, disse que a plataforma virtual “se transforma em uma solução perfeita e transparente para os torrefadores, produtores e exportadores”. Segundo Beis, o algrano possibilitará o sonho dos agricultores e torrefadores na hora de comercializar microlotes de alta qualidade diretamente.

Reportagem https://www.elnuevodiario.com.ni/ / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures