ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café mexicano sofre sua pior crise em quatro décadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A queda nos preços internacionais, os problemas gerados pela ferrugem nos últimos três anos e o excesso de chuvas em 2015 levaram o México a viver uma de suas piores crises de produção de café pelo menos nas últimas quatro décadas, segundo dados da Associação Mexicana da Cadeia Produtiva de Café (Amecafé) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Por meio de dados do campo obtidos pela Universidade de Chapingo, o órgão estimou que a produção do ciclo de 2015/2016 seria de 2,216 milhões de sacas, o que significa uma queda de 41,8% com relação à colheita do ciclo anterior reportado pelo USDA.

“O México produzirá 4,3 milhões de quintais, que equivalem a 2,216 milhões de sacas de 60 quilos e nas as 3,3 milhões de sacas calculadas pelo Departamento de Agricultura”, disse o coordenador de operações da Amecafé, Pedro Rojo Machado.

Em meio a essa crise, o professor Cruz José Argüello, presidente da associação, disse que contabilizou 511 mil produtores, de forma que fazendo a média de produção, cada um produziria 4,33 sacas de café de 60 quilos.

Segundo números da Amecafé, nos últimos três anos a ferrugem afetou 80% dos hectares que produzem o grão com uma única variedade, o “Oro azteca”.

Em 2014 houve uma recuperação nos preços do café devido às secas no Brasil, o maior produtor do grão no mundo, o que junto com a ferrugem no México e na América Central, fizeram com que os preços aumentassem em mês em 57%, passando de 1,1465 para 2,2 dólares.

Porém, um valor maior na produção global de café do que o estimado pelas consultoras na colheita de 2014/2015, graças a um maior rendimento do Vietnã e do Brasil, jogaram os preços para extremos.

Agora, o preço de 1,15 dólares por libra no mercado internacional e um volume tão baixo na produção mexicana receberam um alívio pela desvalorização do peso, já que 60% da produção de café no México é exportado e 40% é consumido domesticamente.

Apesar da queda no preço do café em 2015 de 25%, a paridade cambiária reduziu essa perda para 10,2%.

O principal consumidor do grão mexicano é os Estados Unidos, que compra cerca de 60% do que é exportado. O resto é consumido pela Austrália, Holanda e Japão, entre outras nações.

Esse ano, a Sagarpa e os produtores de café chegaram a um acordo para importar mudas de maior resistência contra a ferrugem, o que beneficiará o campo mexicano ante a queda da produção em todos os estados cafeeiros do país, como Veracruz, Oaxaca ou Puebla, os mais prejudicados.

Em Chiapas, existe uma recuperação de 20% para esse ciclo, mas a perda até o ano passado era de 80% dos cultivos, disse Argüello.

As mudas serão usadas para a criação de viveiros, que, quando estiverem prontos em aproximadamente quatro anos, começarão a substituir a variedade anterior. O atual grão, Oro azteca, não tem propriedades defensivas contra doenças, nem contra o clima. “No México, estamos 25 anos atrasados nas pesquisas genéticas do grão de café”, disse ele.

Em termos globais, a produção do ciclo que começou em outubro e terminará no próximo mês de setembro deverá ser de 152,651 milhões de sacas de 60 quilos, ou seja, o equivalente a 2,54 milhões de toneladas, uma recuperação de 4,37% após a queda nos últimos dois anos.

Frente a esse dado, o México somente representará 1,47% do que se produz no mundo, enquanto que o maior produtor, o Brasil, fornecerá um terço de toda a produção global com 49,4 milhões de sacas, seguido por Vietnã, com 29,3 milhões de sacas.

As informações são do El Financiero/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures