ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café e cacau terão marca única para impulsionar vendas no Peru

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
No Peru, há mais de 155.000 produtores de café e 85.000 dedicados ao cultivo de cacau, ambos importantes na pauta de exportação agrícola do país. O problema, de acordo com o presidente Pedro Pablo Kuczynski, é a falta de um trabalho articulado. "Estive em uma feira de café em Tingo María e cada um tinha a sua marca, havia 400 marcas", afirmou Pedro durante o lançamento da segunda fase da Aliança Cacau Peru.

No caso do café, ele considera necessário que haja mais organização e levantou a possibilidade de criar uma marca peruana para entrar melhor no mercado, como foi feito com o pisco. Por outro lado, ele ressaltou que poderia dobrar e até triplicar a produção de cacau.

O cultivo da folha de coca apenas prospera onde há poucas alternativas, particularmente em áreas como o Vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro (Vraem). "Temos que pensar o que pode ser feito lá, devemos colocar infraestrutura: escolas, estradas, a possibilidade de tomar as culturas e também pensar sobre que culturas e produtos. Tudo isso é possível”.

Wilson Sucaticona, emblemático produtor de café de Puno disse que a proposta de ter uma única marca é uma boa alternativa, especialmente para os pequenos produtores. Ele lembrou que no Peru existem cooperativas e produtores que por seus próprios esforços conseguiram desenvolver e vender marcas de origem no exterior.

É o caso de Tunkimayo, marca de cafés especiais impulsionada por Sucaticona e que foi considerado o melhor café do mundo de 2010, prêmio dado pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).

Pedro Ñahui, produtor de café de San Francisco (Ayacucho), destacou a iniciativa e considerou que junto ao desenvolvimento da marca, deveria haver assistência técnica para os cafeicultores e produtores de cacau, a maioria dos quais são pequenos produtores.

Além disso, deve-se acelerar o plano de conversão de plantações de café, a fim de que não tenha mais o perigo de retorno da ferrugem. As exportações de café atingiram US$ 757 milhões no ano passado e sua produção líquida alcançou 500.000 toneladas. A expectativa é de aumento para 2017.

As informações são do La República/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures