ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café de região colombiana recebe denominação de origem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Café Editora
Foto: Café Editora


Em uma cerimônia realizada com os membros do Comitê de Cafeicultores de Santander, na Colômbia, o Superintendente da Indústria e Comércio (SIC), Pablo Felipe Robledo, apresentou à comunidade cafeeira desse departamento o reconhecimento da Denominação de Origem Protegida (DOP) ao Café de Santander.

A decisão da SIC, contida na Resolução no 50042 de 2014 é outro resultado do trabalho que vem realizando a Federação Nacional de Cafeicultores em sua estratégia de defesa, proteção e diferenciação de origem do Café da Colômbia e suas variedades regionais.

Desde 2005, quando se declarou o Café da Colômbia como a primeira denominação de origem protegida no país, a Federação começou sua estratégia de proteção de origem, cuja implementação está avançando positivamente na Colômbia e em mercados internacionais, com o fim de gerar vantagens competitivas e proteger a reputação do café colombiano e suas variedades regionais; um exemplo disso é que o Café de Cauca, Huila e Nariño já se encontram protegidos como DOP.

O processo para reconhecer o Café de Santander como DOP iniciou em 2007 com um projeto exigente de pesquisa e caracterização liderado pela Federação Nacional de Cafeicultores, pelo Centro de Pesquisas de Café (Cenicafé), pelo Comitê de Cafeicultores de Santandar, pelo Serviço de Extensão do departamento e pela Almacafé.

Para conseguir esse reconhecimento, a equipe da Federação e pesquisadores do Cenicafé visitaram durante três diferentes ciclos de colheita fazendas distribuídas em diferentes municípios cafeeiros de Santander, tomando amostras de café e fazendo diferentes testes de qualidade sensorial, análise física e química do grão, e avaliando a composição dos solos, o manejo agronômico do cultivo e a informação climática para entender a relação entre a qualidade do Café de Santander e seu local de origem. Essa informação, depois de uma cuidadosa análise estatística, permitiu demonstrar diante de uma autoridade competente as relações que vinculam a origem do Café de Santander com seus atributos de qualidade.

Igualmente, foram consideradas características únicas e representativas da região, que são o componente humano, cultural e de tradição, que, no caso do Café de Santander, refletem-se nas práticas de cuidado do cultivo, colheita e benefício. Essa informação se consolidou em uma solicitação de reconhecimento da DOP do Café de Santander que a Federação de Cafeicultores apresentou à SIC.

A Resolução da SIC mediante a qual se outorga a DOP Café de Santander reconhece que na Federação uma entidade cujo objetivo é o de “orientar, organizar, fomentar e regulamentar a cafeicultura colombiana, procurando o bem-estar do cafeicultor através de mecanismos de colaboração, participação e fomento de caráter econômico, científico, tecnológico, industrial e comercial, buscando manter o caráter de capital social estratégico da cafeicultura colombiana”.

“Essa é uma nova prova dos benefícios da institucionalidade cafeeira, do trabalho conjunto que fazem extensionistas, pesquisadores e equipe do Comitê de Cafeicultores e da Federação com os produtores para desenvolver estratégias de longo prazo que fortalecam nossa competitividade”, disse o diretor executivo do Comitê de Cafeicultores de Santander, Néstor Serrano.

Por outro lado, Robledo disse: “Essa é a quinta DOP para o café reconhecida pela SIC. Todas as solicitações da Federação têm sido analisadas detalhadamente e profundamente e têm cumprido com os mais altos padrões nacionais e internacionais. Para nós, é muito gratificante ver como uma instituição como a Federação reconhece na Propriedade Intelectual uma ferramenta para proteger e criar valor”.

A região cafeeira de Santander se caracteriza principalmente por ter um sistema de produção tecnificado sob sombra, o que permite que as temperaturas tendam a ser mais homogêneas, favorecendo um desenvolvimento mais lento do fruto, promovendo acúmulo de açúcares e gerando uma colheita concentrada que facilita a colheita homogênea de frutos em seu ótimo grau de maturação.

Essa estrutura de cultivo, assim como seus solos, fazem com que o Café de Santander se caracterize por ter uma xícara limpa e balanceada, com corpo médio-alto; acidez média, com sabores doces, herbais, frutais e com ligeiras sensações cítricas. Em sua fragrância, percebem-se notas doces e herbais.

Os dados são do https://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures