ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Broca do café se multiplica em clima mais quente na Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/10/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
Um inseto que somente come grãos de café tem se multiplicado rapidamente em algumas regiões agrícolas da Colômbia esse ano devido ao clima mais quente, mas a nível nacional, a infestação é limitada e não há uma ameaça maior para a colheita, disse o gerente técnico da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Carlos Uribe. Ele disse que as taxas de infestação nas zonas cafeeiras mais importantes subiram para 8%, de 2% a nível nacional, mas poucas regiões foram afetadas em geral.

“É somente uma quantidade mínima do país. O problema é que sua comida é a parte que vale dinheiro”, disse ele sobre o inseto que foi detectado pela primeira vez na Colômbia em 1988, quando infectou aproximadamente um quarto da colheita na década de 1990. A Colômbia ganhou experiência no controle da praga desde então e a rede de agrônomos do país implementou medidas sanitárias nas fazendas afetadas para controlá-la, disse Uribe.

A broca do café, um pequeno inseto, põe os ovos na cereja do café e, quando amadurece, converte-se em larva e devora o grão. As infestações podem se propagar rapidamente e reduzir a produção, mas os agricultores podem controlá-la.

A praga apareceu recentemente em áreas pequenas dos departamentos de Caldas, Quindío, Antioquia e Valle. Uribe garantiu que não é uma preocupação especial esse ano com uma taxa de infestação nacional de 2%, segundo informado pela rede de cooperativas da Federação, em comparação com 1,6% nessa época do ano passado, quando os níveis chegaram a 2,6%.

O clima mais quente esse ano tem dado à broca do café uma vantagem, encurtando seu ciclo reprodutivo a cerca de 25 dias em vez de 30 e aumentando sua oferta de alimentos como os grãos de café que se decompõem mais lentamente na seca e no calor. Com a oportunidade de um clima mais seco que o normal nos próximos meses, os agrônomos da Federação estão enfatizando o controle da praga com o cuidado de não deixar os frutos maduros nos ramos ou no solo, onde os insetos ficam à espreita na próxima colheita.

“Se não chove, o fruto do café (não apodrece) e continuará alimentando os insetos, o que poderia permitir passar os danos à próxima colheita. É por isso que é importante retirar as cerejas maduras do campo”.

O período crítico para fazer isso será a partir das últimas etapas da atual colheita, cerca de novembro até fevereiro, quando os colhedores de café começam a abandonar os campos.

Os insetos do café também existem no Brasil, onde um aumento esse ano em média da seca e do calor levarão o Governo a acelerar a concessão de licenças de um novo pesticida para controlá-lo.

A reportagem é da Reuters/ Tradução por Juliana Santin 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARNALDO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/10/2014

Caros, No Brasil as autoridades não se preocupam em resolver os problemas dos cafeicultores, visto que ainda não liberaram licenças para importação de pesticidas para combate a broca,(liberação segundo consta apenas para o Estado de Minas Gerais) Estado de SP, e outro produtores que se virem ! Em são Paulo tb temos problemas de ataques de broca, em função do desiquilibrio da natureza, altas temperaturas, falta de chuvas etc.,Problemas da natureza não podemos gerenciar, mas, a "Burrocracia" poderia ser evitada, para diminuir os problemas enfrentados pelos cafeicultores !!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures