ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acordos de fairtrade impulsionaram ganhos de produtores de café da África

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, cafeicultores sob acordos de fairtrade (comércio justo), incluindo os produtores orgânicos do programa, receberam preços entre oito e 26 vezes maiores do que os produtores não afiliados.

Foto: Coffee farming. Photo/File
                                 Foto: Coffee farming. Photo/File

De acordo com o estudo realizado no Instituto Nacional de Recursos (NRI), os produtores também são duas a três vezes mais propensos a ter acesso a treinamento e serviços.

A organização desenvolve padrões fairtrade para produtos e opera sistemas globais de certificação e auditoria. Ela visa assegurar melhores preços, condições de trabalho dignas, sustentabilidade local e termos de comércio justo para produtores e trabalhadores no mundo em desenvolvimento.

O café, um dos produtos fairtrade mais antigos, é uma das bebidas mais populares do mundo, tendo cerca de 25 milhões de pequenos produtores produzindo 80% dela. Pelo menos 800.000 pequenos produtores pertencem a uma das 445 organizações de produtores certificados como fairtrade em mais de 30 países.

Um estudo de caso de quatro anos conduzido pelo NRI avaliou quatro países em todo o mundo: Indonésia, México, Peru e Tanzânia. "Nossa equipe escolheu esses países para permitir que o estudo explorasse diversas situações de produção”, explica o professor do NRI, Jeremy Haggar, co-líder do estudo. Essas nações cobrem uma seleção dos principais países produtores de café fairtrade em três continentes, com um grande número de produtores e importantes fontes de café fairtrade para compradores.

Apesar dos pesquisadores terem identificado inúmeros benefícios para os produtores nos termos dos acordos de comércio justo, os desafios são enormes. A responsabilidade dos Conselhos de Administração e Gestão entre as cooperativas de produtores com dezenas de milhares de agricultores tem sido um problema real.

Em particular, a luta contra as normas culturais de discriminação de gênero tem visto a organização fazer progressos com outras pessoas inseguras sobre o que fazer. Os pesquisadores recomendam o fortalecimento das organizações de produtores e as parcerias para abordar questões sociais e ambientais mais amplas.

Outra questão é a intensificação e a ampliação dos serviços de apoio ao produtor e a colaboração do fairtrade. É igualmente necessária uma maior ação para apoiar a igualdade entre os gêneros, os jovens e os trabalhadores, bem como o apoio às redes de produtores para reforçar a voz de seus membros.

Nos países em desenvolvimento, especialmente na África, as fazendas de café são propriedade de homens, enquanto mulheres e crianças fornecem a maior parte do trabalho, tendo pouco controle sobre o retorno do café.

A Organização Internacional do Café (OIC) estima a produção mundial de café em 2016/17 em 151,6 milhões de sacas, um aumento de 0,1%. Espera-se uma colheita abundante do Brasil, Colômbia e Honduras, de cerca de 93,5 milhões de sacas.

As informações são do https://www.mediamaxnetwork.co.ke / Tradução Juliana Santin
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures