ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2009

6 MIN DE LEITURA

0
0
Mais de 700 pessoas participaram, entre os dias 2 e 5 de junho, no Centro de Convenções de Vitória, ES, do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O evento, que foi aberto no dia 02 de junho pelo governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, é uma promoção do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e foi realizado este ano pela Embrapa Café, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag).

O secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Ricardo Santos, o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Evair de Melo, o gerente-geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca, o diretor do Departamento de Café e representante do Ministério da Agricultura, Lucas Tadeu, lideranças de instituições de pesquisa de todo o País e empresários do setor estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento.

"Face à estrutura agrária tipicamente familiar do Espírito Santo, nos últimos seis anos foi desenvolvida uma ampla política de evolução nas diversas áreas da nossa agricultura. Foram construídos mais de 500 quilômetros de estradas rurais pavimentadas, disponibilizados centenas de equipamentos por meio do Pronaf Capixaba, distribuídas sementes e mudas com material genético de café de alta qualidade. Estamos atuando fortemente na renovação das lavouras de Conilon e do arábica para dobrar a produtividade, com ganhos expressivos de qualidade nos próximos 15 anos. Estamos, com isso, projetando nossa participação, hoje em torno de 25%, para 40% da produção nacional, mantendo nossa posição de vanguarda e liderança em tecnologia e produção do café Conilon", assinalou Ricardo Santos em seu discurso.

O diretor-presidente do Incaper destacou o alcance social das pesquisas científicas, com poesia e amor à cultura do café. "Qual seria a verdadeira razão de existir do nosso Simpósio? A resposta que encontrei é que amanhã de manhã mais de 500 mil capixabas, um milhão de mineiros, outro tanto de baianos, paulistas, rondonienses e paranaenses, vão levantar muito cedo para ir aos cafezais a fim de oferecer a seus filhos o sonho que, possivelmente, nunca puderam realizar. O café é isso! Sonho e amor!"

Aymbiré Fonseca, por sua vez, afirmou que o Simpósio é uma oportunidade de divulgar e discutir o que foi alcançado, redirecionar os esforços e definir as ações futuras. Serão apresentados os principais resultados do trabalho do Consórcio e as suas aplicações no contexto das atuais exigências, "especialmente aqueles que contribuem para o aumento da eficiência econômica, social e ambiental, já que esses são os preceitos que devem nortear nossa competência", afirmou.

Durante o seu discurso, o governador Paulo Hartung destacou a importância da cafeicultura para o Espírito Santo, tanto do ponto de vista econômico quanto social. "A cafeicultura é extremamente importante para a economia estadual, além de ser uma atividade que contribui para o equilíbrio social, que está presente em todas as regiões do Estado e gera emprego e renda para mais de 300 mil capixabas. Diversificamos nossa economia ao longo dos anos, mas a cafeicultura continua sendo um dos pilares de nosso desenvolvimento", disse.

Palestras

As palestras realizadas durante o evento foram marcadas pelo alto nível de conhecimento dos palestrantes e abordaram os mais diversos assuntos relacionados ao tema do simpósio: Inovação Científica, Competitividade e Mudanças Climáticas .

Criatividade Científica e Inovação Tecnológica , esse foi o tema da palestra ministrada pelo diretor executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, no segundo dia do VI Simpósio. Ele abordou a trajetória da pesquisa agrícola no Brasil, a modernização da agropecuária e suas demandas e as grandes transformações no cenário mundial. "A tecnologia é um processo contínuo e que requer conhecimento, pois sem ele não há integração, por isso é necessário capacitar para inovar. E com isso vamos ter uma alta produtividade, redução dos custos ambientais, entre outros, gerando assim sustentabilidade", afirmou Kepler.

Inteligência do café: aumento da competitividade e análise de concorrência. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo chefe de operações da Organização Mundial do Café (OIC), José Dauster Sette, que apresentou dados sobre a forma de trabalho da Organização e mostrou quem são os principais concorrentes do Brasil.

Mini-cursos sobre classificação do café conilon

José Sette apresentou dados importantes sobre o mercado cafeeiro mundial. De acordo com pesquisas feitas pela OIC, somente os cafés do tipo Robusta (Conilon) apresentaram aumento gradativo, nos últimos 30 anos, das importações mundiais de café verde. Outro dado interessante apresentado por ele é que a América Latina foi a região que teve o maior aumento no consumo de café entre os anos 2000 e 2007.

De acordo com o representante da OIC, o Vietnã se destaca como o maior produtor mundial de café Conilon, quando superou o Brasil nos anos 90. "O Brasil precisa rever sua competitividade em relação ao Vietnã e se preocupar com os outros países para que eles possam se estabelecer com certo dinamismo no mercado mundial. Isso é estratégico, pois apesar de ser o maior produtor mundial de Conilon, está longe de ser o maior exportador. A inteligência do café tem grande importância para a agenda estratégica dos países", destacou.

Sette também apresentou os tipos de relatórios que estão disponíveis no site da OIC. A idéia é que cada país membro utilize os dados para desenvolver análises e, assim, estudar seus concorrentes. As informações são das mais específicas, como números sobre exportações ou importações de todos os países produtores, e até mesmo as mais específicas, como estatísticas sobre a produção de café orgânico. "Cabe a cada país destacar as informações mais importantes e usá-las estrategicamente como achar melhor", destacou o especialista. A OIC também desenvolve relatórios mensais sobre o mercado mundial de café e estudos que envolvem temas como o consumo de países não membros, os preços dos fertilizantes, a crise mundial, obstáculos ao consumo e os efeitos das tarifas aduaneiras sobre o mercado cafeeiro.

Tecnologias

Uma pesquisa realizada pela multinacional Nestlé, em parceria com o Incaper, mostra que 85% dos clones de café Conilon desenvolvidos no Instituto correspondem às especificações de qualidade da Nestlé, e consequentemente, do mercado, já que a multinacional é a maior processadora de Conilon do mundo.

O estudo foi apresentado pelo agrônomo Charles Lambot, líder do Centre de Recherche et Développement Nestlé , em Tours, França, durante o painel Avanços tecnológicos do café Conilon: produtividade, qualidade e mercado , realizado na tarde do dia 3, em Vitória.

As análises foram elaboradas nos últimos anos, a partir de amostras de grãos das seis variedades lançadas pelo Incaper. Foram estudadas as qualidades bioquímicas - como teor de açúcar, gordura e cafeína - e sensoriais dos grãos, como sabor e aroma.

Exposição Portinari

Na abertura do Simpósio, João Cândido Portinari - filho do artista consagrado que mais retratou o café ao longo de sua obra - fez uma emocionante apresentação sobre o Projeto Portinari, o qual foi criado há 30 anos, com o objetivo de reunir todo o trabalho do pintor e, a partir daí, compartilhá-lo com o povo brasileiro.

"Conseguimos reunir mais de 5.000 obras do Portinari, que estavam espalhadas por todo o mundo, e 95% nas mãos de particulares. Depois dessa árdua etapa, chegou finalmente a vez de levarmos ao alcance dos brasileiros o retrato da nossa cultura. Por isso, temos realizado exposições com as telas digitalizadas do pintor", explicou João Cândido.

As telas digitalizadas do pintor, todas com o tema café, ficaram em exposição no Centro de Convenções de Vitória durante todo o evento e foram comercializadas até o final do mesmo.

As informações são de Jurema Iara Campos, da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures