ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Supermercado é principal canal de compra de café, mostra pesquisa da ACNielsen

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O supermercado é o principal canal de compra de café para o consumidor brasileiro, mas o "atacarejo" vem ganhando relevância como ponto de distribuição do produto. A avaliação faz parte de pesquisa sobre a mudança no perfil dos compradores e consumidores de café, realizada pela ACNielsen e divulgada hoje durante o 21º Encontro das Indústrias de Café (Encafé), realizado em Guarujá, no litoral paulista.

Conforme o estudo, 81% de todo gasto com a categoria café é feito em supermercado (foto: Diário de Marília); 9% em mercearias e 5% no atacado. "O interessante é que o atacado, ou "atacarejo", é o único segmento a apresentar crescimento (13%), contrastando com supermercado (-2%) e mercearia (-3%), informou a executiva de atendimento da ACNielsen, Roberta Cyrillo. "O consumidor aparentemente vê benefícios e economia (comprando no atacado)", acrescentou ela durante apresentação no evento.

Conforme a pesquisa, o consumidor brasileiro de café, principalmente a classe C, costuma preparar a bebida com filtro de papel. As classes A e B também utilizam filtro de papel, mas têm à disposição outros acessórios, como cafeteiras e máquinas para monodose.

A pesquisa mostra, ainda, que o café em pó está presente em 98,7% dos lares brasileiros. O consumidor vai ao ponto de venda a cada 20 dias, desembolsando, em média, R$ 7,50 por 600 gramas de café.

Outro dado interessante apresentado pela ACNielsen é que o nível socioeconômico se reflete no local de consumo. De modo geral, o café é bebido normalmente dentro do lar (64%), enquanto 36% dos entrevistados mostraram hábito de consumo fora do lar. Quando se trata da Classe A, porém, o consumo dentro do lar cai para 54% e fora do lar sobe para 46%.

Segundo a pesquisa da ACNielsen, a maioria dos consumidores compra café pelo sabor (68%), aroma (58%) e preço (53%). Por faixa etária, os mais jovens (18 a 29 anos) não fazem questão de marca, mas de sabor. As pessoas de 40 a 49 anos valorizam marca, embalagem e diversidade. Já adultos de mais de 50 anos são menos sensíveis a preço.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures