ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Segundo análises, exportação de café do Brasil deve cair em 2018

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Devido a bienalidade positiva do arábica, o Brasil tem chances de colher uma boa safra de café no ano que vem, mas a exportação da commodity não deve se recuperar do mesmo modo, segundo análises da Organização Internacional do Café (OIC), uma vez que os estoques locais estão enxutos e a competição no mercado internacional está cada vez mais acirrada. 

Foto: Gui Gomes/ Café Editora
                                        Foto: Gui Gomes/ Café Editora

De acordo com dados mais recentes da instituição, o país, maior produtor e exportador global de café, vem perdendo seu peso na comercialização do produto desde 2015, quando embarcou um recorde de 37 milhões de sacas. Conforme a OIC, o Brasil respondeu por 25,8% das exportações mundiais da commodity na safra 2016/2017, ante 29,6% em 2015/2016, e deve exportar menos ainda esse ano. 
Um dos principais motivos atrás desse cenário foi a quebra da produção de conilon no Espírito Santo em 2015 e 2016 por conta da seca que atingiu o estado, apertando as reservas da variedade e fazendo com que o Brasil perdesse clientes no exterior. Nesse contexto, os preços, considerados pouco atrativos pelos cafeicultores,  acabaram por desestimular ainda mais as exportações.

Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as cotações do conilon no Espírito Santo fecharam a semana passada entre R$360 e R$370 reais por saca, bem abaixo dos mais de 550 reais observados ao final de novembro de 2016, após a quebra de safra. Mas os valores ainda estão acima do intervalo de 150 a 250 reais registrados na maior parte da última década.

"Como não há estoque, o pessoal está receoso em assumir uma posição de venda e não conseguir realizar depois. Além disse, há demanda no mercado interno, o que diminui a ansiedade pela exportação", disse o diretor da consultoria Pharos, Haroldo Bonfá.
Para o presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Jorge Nicchio, os estoques apertados levarão o segmento a "amargar" reduzidas exportações no primeiro semestre de 2018, com os vendedores pouco dispostos a negociar. Ele prevê alguma retomada apenas na segunda metade do próximo ano, após a colheita da nova safra, que caminha para ser recorde.  

Em entrevista à Reuters, durante evento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz comentou que "as exportações vão depender do restabelecimento da produção em 2018 e pode exigir sacrifícios, com preços mais baixos, porque hoje em dia há muitos concorrentes". 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures