ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Risco de pragas na importação de café é identificado por pesquisadores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2017

4 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thais Fernandes

Frente à expectativa pela decisão do Governo Federal sobre o aval ou o veto à importação de café conilon no Brasil, o Espírito Santo tem se movimentado para fortalecer a resistência do setor produtor. O estado é o principal produtor da espécie robusta no país e divulgou nesta sexta-feira (3/1), estudo realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Sintomas causados pela infeçcão do fungo Colletotrichumem frutos de café folhas e ramos de plantas de cafeeiro no Vietnam
Sintomas causados pela infeçcão do fungo Colletotrichumem frutos de café folhas e ramos de plantas de cafeeiro no Vietnã

O trabalho apontou o risco de pragas ausentes no País serem contraídas em caso de importação de café da África, da Ásia e até mesmo da América do Sul. O estudo, realizado pelos pesquisadores do Incaper Romário Gava Ferrão e José Aires Ventura, foi elaborado devido à possibilidade de o Ministério da Agricultura autorizar a importação de café conilon do Vietnã e de outros países, como da Etiópia e do Peru. Foram identificadas ao menos quatro pragas de café existentes nessas regiões.

O CaféPoint apurou que o estudo será entregue na próxima terça-feira (7/1) ao ministro. Na ocasião está previsto que participem secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o presidente o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart, o governador Paulo Hartung, a bancada federal capixaba e alguns dos principais produtores do Estado. A demanda foi levantada pelas indústrias brasileiras de café torrado e moído e também de solúvel, grande compradora da variedade conilon. As associações alegam que devido a seca que assolou o estado capixaba e o sul da Bahia, não haveria café suficiente para abastecer mercado interno e exportações.

Diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart / Foto: Incaper/ Divulgação
Diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart / Foto: Incaper/ Divulgação


“Se for autorizada a importação de café conilon da Ásia, da África ou do Peru, onde existem pragas que ainda não foram encontradas no Brasil, sem uma rigorosa análise de risco, é colocar o País em uma situação vulnerável e extremamente crítica que poderá comprometer o importante agronegócio brasileiro que é a produção cafeeira”, destacou o diretor-presidente do Incaper.
 

Os estudos apontaram o risco das seguintes pragas quarentenárias:

COFFEE BERRY DISEASE (CBD)
A doença conhecida como Coffee Berry Disease (CBD), causada pelo fungo Colletotrichum kahawae J. M. Waller & P. D. Bridge, é endêmica na África onde causa consideráveis perdas na produtividade superiores a 75%, quando não adequadamente manejada.
COFFEE WILT DISEASE (CWD)
A doença Coffee Wilt Disease (CWD), também conhecida por traqueomicose ou murcha de Fusarium do cafeeiro, afeta as espécies Coffea arabica e Coffea canephora bem como outras espécies do gênero Coffea na África. Foi notificada em 1927, na República Centro-Africana em Coffea excelsa e, posteriormente, entre 1937 e 1939, disseminou-se em C. canephora e C. liberica, nas plantações de Camarões, Guiné, Costa do Marfim e República Democrática do Congo, onde mais de 40% das plantações foram infectadas, e causando a morte das plantas.
BROCAS DOS RAMOS E TRONCO DO CAFEEIRO
Várias espécies de besouros dos gêneros Monochamus, Xylosandrus e Xylotrechus têm sido relatados em vários países da África e Ásia causando elevadas perdas nas plantas e consequente redução da produtividade que pode chegar em média a 20-30%, quando não existem estratégias de manejo ou o uso de fungicidas.
COCHONILHAS
São insetos pequenos (Coccoidea) considerados como pragas importantes para o cafeeiro na África e Asia, conhecidas como scales and mealybugs, que sugam a seiva e onde se destacam espécies de alguns gêneros como o Planococcus.
STRIGA
São plantas pertencentes à família Orobanchaceae, que apresentam várias espécies das quais se destaca a Striga gesnerioides, planta exclusivamente parasita, que produz folhas amareladas ou verde-pálidas.

Ainda foi apontada no estudo a necessidade de se realizar uma Análise de Riscos de Pragas (ARP), que tem como objetivo identificar os ricos de pragas, avaliar os riscos fitossanitários e estabelecer as medidas para impedir o risco no caso de importação. Em 2015, quando a importação de arábica era o tema de debate, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou estudo técnico elaborado pela à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre riscos sanitários.

Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto //  Foto: Seag ES/ Divulgação
Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto // Foto: Seag ES/ Divulgação

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, reforçou o posicionamento do Governo do Estado contrário à importação do conilon. Além dos riscos fitossanitários, ele destacou que os cafeicultores do Espírito Santo atravessam há três anos a pior seca da história. “Os produtores de café, que é a principal atividade econômica do agronegócio capixaba, tiveram o custo da produção aumentado pela falta de chuva. Não faz sentido importar café para prejudicar quem sofreu nos últimos três anos. E também há estoque suficiente para a indústria. Temos mais de 4 milhões de sacas. Não há risco de desabastecimento”, destacou Neto.

Além das pragas que podem afetar a cafeicultura, o Incaper afirma que há risco de que outras pragas que afetam a plantação de diversas variedades virem para o País em decorrência da importação do grão verde. Ao todo, oito pragas foram identificadas como risco para o País e para o Estado. Entre elas, estão a moniliase do cacaueiro, doença que pode reduzir em até 80% a produção de cacau; o mal-do-panamá raça tr4 e a chamada ‘murcha de xanthomonas de bananeira’, que poderia impactar a produção brasileira de bananas. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO TICOULAT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/02/2017

Não entendi. Estas não são doenças que já temos no Brasil? E se o container for fumigado ainda o problema persisite? Como que todos os nossos maiores concorrentes importam café, dentre eles: Vietnã (2o produtor), Colombia (3o), Indonésia (4o), India (5o), Mexico, Ecuador e tantos outros.

Sugiro perguntar a Embrapa para termos esta certeza.
PATRICK STEENBUCK

ITAPIRANGA - AMAZONAS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/02/2017

Sera qye esta na hora de investir en novos cultivos en areas no tradicionais...como o Amazonas....aonde o Conilon ou radiado poderia prosperar..criando una nova oportunidad para a Agricultura familiar en regimen de Cooperativas.Tempo ayras nossa cooperativa troze uma planta...especie nativa do Hawaii...Morinda citrifolia...o famoso Noni...que se adaptovrapidamente na regiao...cabe destacar que o Noni e primo irmao do Cafe...seria uma oportunidade digna e interesante para o cafe do Brasil....comentarios por favor....porque importar si podemos produzir......abz

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures