ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores insatisfeitos com renegociação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A renegociação das dívidas dos produtores de café, anunciada na última semana pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, foi considerada, pelos produtores, insuficiente para que a crise da cafeicultura seja amenizada em Minas Gerais. A exigência da quitação de 20% do valor total da dívida - no caso dos contratos de custeio e comercialização - para que a renegociação seja feita é um dos principais fatores que irá limitar a participação dos cafeicultores, já que a grande maioria afirma estar descapitalizada.

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os produtores poderão renegociar as dívidas já vencidas e que vencerão no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014 das operações de crédito rural vinculadas às lavouras de café arábica. O produtor rural terá até o dia 31 de janeiro de 2014 para optar pela renegociação junto à instituição financeira e até 15 de julho para formalizá-la.

No caso dos contratos de custeio e comercialização, o produtor rural deverá quitar primeiramente 20% do total da dívida. Os 80% restantes poderão ser pagos em até cinco anos, sendo a primeira prestação apenas em 2015.

As dívidas de investimento podem ser prorrogadas para até um ano após a data prevista para o vencimento do contrato ou incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas restantes. Por exemplo: caso um contrato vença em 2018, poderá ser quitado em 2019 ou ter o valor da dívida vencida distribuída entre as parcelas de 2015 a 2018, o que aumentará um pouco o valor das parcelas, mas não ampliará o prazo.

De acordo com o vice-presidente da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso), no Sul de Minas Gerais, José Rogério Lara, a medida anunciada pelo ministro é considerada pontual e restritiva.

"Com a exigência de que os produtores paguem 20% do valor da dívida, no caso dos contratos de custeio e comercialização, muitos não poderão participar das renegociações, uma vez que os prejuízos promovidos pela desvalorização do café são enormes e comprometeram a renda dos cafeicultores. O setor precisa de medidas estruturais e se estas não forem criadas, a situação vai piorar ainda mais", disse.

Ainda segundo o vice-presidente da Cooparaíso, um ponto fundamental que não foi atendido pelo Mapa foi a criação de uma linha de financiamento para a quitação dos recebíveis das cooperativas.

"Com a crise, muitos produtores que adquiriram insumos em cooperativas não tiveram condições de quitar as dívidas. Com os recebíveis não quitados, as cooperativas também ficaram em situação desfavorável. O setor pediu ao governo federal que fosse criada de uma linha de crédito para que a entidade consiga refinanciar a dívida. Vamos continuar com a demanda e esperamos que o governo a atenda", disse.

Para o presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), no Alto Paranaíba, Marcelo Queiroz, o setor precisa de um apoio mais forte do governo, devido a importância econômica da cafeicultura para o país.

"As medidas anunciadas são insuficientes para atender à demanda dos produtores. O que sabemos é que cada caso será analisado individualmente, e a exigência de quitação de 20% da dívida de alguns contratos irá limitar o acesso dos produtores. Para que a cafeicultura saia da crise atual, é necessário que as políticas sejam efetivas, com efeitos duradouros e anunciadas e colocadas em prática em tempo hábil, o que não vem acontecendo", disse Queiroz.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures