ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: cooperativas formam consórcio para ter insumos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2008

1 MIN DE LEITURA

2
0
Os custos de produção passaram a corroer a renda dos produtores nos últimos anos. Fertilizantes, agroquímicos e biotecnologia são os grandes freios do rendimento no campo, que já sofre os efeitos da desaceleração do dólar, base da comercialização dos produtos brasileiros.

Para implementar as atividades do agronegócio e assegurar melhores ganhos aos produtores, um grupo de 21 cooperativas do Paraná está se unindo e formando um consórcio de cooperação mútua. Investimentos, pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas agrícolas e de comercialização estão entre os objetivos comuns dessas cooperativas.

Esse movimento das cooperativas está em sintonia com as preocupações do governo, que diz que o agronegócio brasileiro é muito dependente de poucas empresas multinacionais, responsáveis tanto pelo fornecimento de insumos como pela compra e exportação dos grãos produzidos no país.

O consórcio, que terá o nome de Coonagro (Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário) e deve ser criado oficialmente neste mês, foi formado principalmente devido a forte aceleração dos preços dos fertilizantes, que tiveram alguns componentes dobrando de preço nos últimos 12 meses. Mas não irá se limitar apenas a fertilizantes e deverá coordenar e desenvolver métodos de aquisição, formulação, fabricação e comercialização de vários insumos agrícolas.

Para aumentar escala e diminuir custos, o Coonagro fará também mão dupla no comércio externo. Ao mesmo tempo em que exportará produtos de origem das cooperativas, fará importações diretas de defensivos agrícolas e outros insumos utilizados pelos produtores.

O consórcio vai atuar, ainda, em um dos pontos de estrangulamento do agronegócio, o de logística e de transportes. A operação conjugada do grupo deve facilitar as operações e reduzir custos nas movimentações internas e externas.

Um dos pontos fortes dessa união das cooperativas deve ser a busca de crédito para as operações financeiras, industriais e de comercialização do grupo, além do fornecimento de crédito aos produtores.

As 21 cooperativas que participam do consórcio são responsáveis por 60% do faturamento dessas entidades paranaenses. O faturamento total das cooperativas paranaenses deve atingir R$ 20 bilhões neste ano.

Após a forte aceleração dos preços, os insumos são os principais fatores de pressão no bolso dos produtores atualmente, representando 70% dos gastos totais com a lavoura. Entre as maiores pressões estão os fertilizantes, que representam 25% do custo total das lavouras de milho no Paraná.

As informações são de Mauro Zafalon para o jornal Folha de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 11/09/2008

Isso é uma boa iniciativa,resta saber se as cooperativas repassarão os seus ganhos em economia para os seus cooperados.Aqui na nossa região de Leopoldina -MG,,acontece justamente o contrário pois tem cooperativa de leite que em seus armazens os produtos ofertados são mais caros que no comércio local.Isso é que é cooperativísmo exploratório,enfim isso é Brasil
RONALDO SOUZA MORAIS

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/09/2008

Boa noite,

Publicada ontem e ninguém comenta esta notícia de união de cooperativas em busca da identidade e da ordem no campo, buscando baixar custos de produção de nossos produtos, melhorar a eficiência do uso de fertilizantes e defensivos em geral, usos alternativos de fertilizantes de origem animal e vegetal, uso de produtos biológicos, etc e tal.

Continuaremos a produzir alimentos cada vez mais saudáveis, conservando nossos solos, nosso ecossistema. Parabéns às 21 cooperativas paranaenses, vocês vão mostrar ao mundo que podemos colocar defensivos e fertilizantes (atualmente vindos dos EUA, Canadá e Inglaterra, entre outros) na BM&F, igualmente foram colocadas nossas commodities café, milho, soja e trigo em US$, subsidiadas pelos seus governos.

Muito obrigado mesmo, que sirvam de exemplos para nossas cooperativas de cafe do sul de Minas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures