ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na região de Três Pontas, programa visa agilizar o atendimento policial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Um programa voltado para o cadastramento de propriedades e imóveis rurais na zona rural de Três Pontas, em Minas Gerais, através do mapeamento com coordenadas geográficas e coletas de informações, foi implantado pela Polícia Militar em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). 

Foto: Divulgação
                                                    Foto: Divulgação

De acordo com o presidente da cooperativa, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, diariamente a empresa recebe reclamações dos cooperados em busca de soluções para melhorar a segurança no campo. O programa tem como foco agilizar o atendimento policial e otimizar os recursos operacionais voltados para o desenvolvimento das rondas preventivas da Polícia Militar no município e região.

"Vimos, com este projeto, uma forma de resolver esta demanda. Com este recurso ficará mais fácil localizar as propriedades rurais e mapear a área em torno dela. Nossos agrônomos e técnicos estarão à disposição para que juntos com a polícia consigamos, a curto prazo, melhorar a segurança na zona rural”, disse Figueiredo. 

Por meio deste georreferenciamento, as propriedades e imóveis rurais receberão um código que será utilizado como um “endereço rural” nos momentos das chamadas para a Polícia Militar. O solicitante, além de descrever o que o motivou a ligar para a PM, seja roubo de propriedade, maquinário, café, arrombamento ou outros casos suspeitos, informará para o atendente do serviço de emergência policial  o código. A partir dessa identificação será possível chegar ao local exato da ocorrência mais rapidamente.

Segundo o Cabo Miele, um dos responsáveis pelo projeto, o maior desafio do programa está justamente na localização de um endereço, pois a área rural de Três Pontas é imensa, com centenas de quilômetros que integram a malha viária rural, milhares de residências e, em algumas situações, nomes de propriedades homônimas.

"O tempo em que uma viatura gasta procurando informações sobre a localização do fato, em uma área rural, praticamente não existirá mais. Este tempo será deduzido para o atendimento de uma ocorrência”, explicou Miele.  Assim que todo o cadastro estiver pronto, a polícia militar pretende aprimorar a capacidade de respostas, em situações de solicitação do atendimento via 190, agilizando o atendimento ao cidadão.

Outros objetivos da PM são: melhorar os estudos e análises da criminalidade na zona rural, que servem de parâmetros para o planejamento de operações, otimizar as rondas ostensivas e preventivas, voltadas para a prevenção criminal e aperfeiçoar as ações de repressão voltadas para a localização e prisão de criminosos.

Além de Três Pontas, as cidades próximas como Varginha, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Ilicínea, Guapé e Boa Esperança, dentre outras que integram a área de responsabilidade do 24º BPM, já iniciaram os trabalhos. Outras cidades do Sul de Minas já desenvolvem tal atividade. Com relação à Santana da Vargem, cuja responsabilidade territorial cabe ao Comando da 151ª Cia PM, há previsão de início do cadastro a partir de 2018. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures