ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Multicampeão: João Delpupo vence também em meio à quebra do conilon

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Nove vezes campeão. Nove vezes tendo seu café considerado o melhor em concursos disputados no estado do Espírito Santo. “Eu ‘panho’ a dedo só grãos maduros e depois eles são lavados. Retiro os grãos boias e depois vai para o despolpador. Depois tiro a umidade no terreiro ao ar livre. Finalmente, vai para o terreiro coberto e estufa”. Parece claro e direto para quem lê, mas o produtor João Delpupo sabe os percalços do caminho.

Foto: Coopeavi/ Divulgação
Segundo João, enfrentando os desafios a família ainda conseguiu produzir 47 sacas de café especial

Há sete anos produzindo café conilon, Delpupo é cooperado da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e viu uma das piores secas da história do estado do Espírito Santo em 2016. E conta que sua propriedade não foi exceção. “A seca afetou sim a lavoura. Não tenho água pra irrigação e a nascente secou 80%”, revela. A produção que tinha média de 80 a 85 sacas por safra, no ano passado foi de apenas 58 sacas. Dos 14 mil pés de café plantado, o produtor tem a metade em cafeeiros conilon e espera que já nesse ano a produtividade volte ao normal, com média de 30 sacas por hectare.

O produtor, que já trabalhou na capital, Vitória (ES), hoje cultiva com cuidado seus cafeeiros em Afonso Cláudio. Ainda em 2013, quando venceu os concursos III Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado – e o II Prêmio Conilon Especial, João lembrou a importância de trabalhar em família. “Minha esposa é uma heroína na roça, ela toma conta da lavoura na minha ausência, os cuidados com a secagem do café eu nem coloco a mão, é tudo com ela”, afirmou à Coopeavi na época.

Para enfrentar a seca
A altitude da propriedade começa em um terreiro a 728 metros e termina em locais com até 845 metros. A característica, no entanto, não poupou a necessidade de novas técnicas para enfrentar a seca. “Eu fiz caixa de contenção nas estradas para aumentar as nascentes”, conta João Delpupo.

O produtor construiu, então, duas caixas que armazenam 20 mil litros cada uma. “Essas caixas são feitas nas estradas, aí recolhe as águas da enxurrada e infiltra na terra e abastece as nascentes. Tem melhorado muitas nascentes por aqui. Toda chuva que cai não vai pra enxurrada, fica retida”, explica.

Segundo João, enfrentando os desafios a família ainda conseguiu produzir 47 sacas de café especial. “Esse ano está muito bom. A chuva chegou cedo aqui na região e agora antecipou a florada para a próxima safra”, explica. Quando perguntamos qual a expectativa a temporada que virá em relação à 2016, a resposta é assertiva: “Com certeza melhor!”.

O segredo
Para além da época da seca, o produtor revela que procura levar à diante suas técnicas para produzir com qualidade. “Comecei a colher em 2009 e já ganhei nove vezes. Nos Concursos, estadual, municipal e Pio Cortelett. Tenho passado as técnicas. Pra muitas pessoas, tenho recebido visitas até de outro pais (México)”, conta Delpupo.

Em 2016, ele seguiu em destaque, conquistando o 4º lugar na categoria Conilon Cereja Descascado do Prêmio Pio Corteletti e vencendo a primeira edição do Concurso de Micro Lotes de cafés especiais, Single Origin. Mas, afinal, quais as dicas que este multicampeão tem passado para outros produtores? “O segredo é a colheita e pós-colheita. Ou seja, cuidar bem antes e depois da produção”.

O café que venceu mais recentemente, por exemplo, foi todo colhido manualmente e com muita paciência, conta o produtor. “Faço minha colheita em até três vezes e só pego grãos maduros”. Ele explica, ainda, que prioriza o tempo certo de cada atividade na lavoura e busca não utilizar produtos que possam ser agressivos ao meio ambiente local. “Não trabalho com veneno. Só na roçadeira e com a poda na hora certa. O mais importante é gostar do que a gente faz. Se fizer com amor o trabalho os resultados vêm”, declara o cafeicultor.

_______________________________________
*Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures