ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças climáticas podem atingir o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A pesquisadora Aline Maia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) apresentou os aspectos relacionados à correção de viés de projeções de modelos climáticos no evento conjunto 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria/15º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica em Campina Grande, Paraíba em julho de 2013.

Conforme a pesquisadora, “no mundo inteiro, há uma crescente demanda por estudos de impacto que utilizam projeções de variáveis climáticas (chuva, temperatura, velocidade de vento) considerando diferentes cenários de emissão de gases de efeito estufa. Os modelos climáticos globais e regionalizados que geram essas projeções, apesar dos contínuos aperfeiçoamentos das últimas décadas, ainda apresentam discrepâncias na representação presente do clima, especialmente para a variável precipitação pluviométrica, uma das mais importantes em estudos de impactos de mudanças climáticas”.

“As divergências sistemáticas entre projeções retrospectivas dos modelos e séries de dados observados de variáveis climáticas são denominadas vieses. Os vieses podem ser mensurados de várias formas, desde uma simples diferença entre médias anuais até métricas mais complexas como distâncias entre distribuições de probabilidade simuladas e observadas das variáveis de interesse”, diz.

Assim, a correção de viés é uma etapa relevante do pré-processamento de dados para uso em estudos de impacto. No entanto, existem ainda importantes problemas metodológicos a serem elucidados, já que na maioria dos métodos atualmente propostos para correção de viés, o processo é feito isoladamente para cada variável sem considerar a correlação entre elas.

Dessa forma, há um questionamento sobre o processo de correção, principalmente porque os métodos não preservam a relação entre chuva e temperatura, uma das principais vantagens dos modelos utilizados.

Esse tema será objeto de estudo do Projeto Agrohidro, um projeto da Embrapa de abrangência Nacional, liderado pelo pesquisador Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), que estudará impactos de mudanças climáticas sobre recursos hídricos no Brasil.

A pesquisadora também analisou recomendações de um grupo de pesquisa da Alemanha, sobre a importância da transparência em qualquer estudo de impactos de mudanças climáticas.

Segundo os autores, é necessário descrever os métodos de correção de viés utilizados, caracterizar sua magnitude e padrão espacial, explicitar como foram combinados os resultados de vários modelos, além de apresentar medidas de incerteza associadas às projeções.

As informações são da Embrapa Meio Ambiente, adaptada pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures