ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministro da Indústria analisa possível importação e pede informações do setor cafeeiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Na terça-feira (7/3), novas movimentações sobre o pleito da indústria para importação de café conilon começaram a ser feitas em Brasília. O Conselho Nacional do Café (CNC) informou que na data o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira convidou o presidente executivo do CNC, deputado Silas Brasileiro (PMDB), para uma audiência que tratou do tema. 
 

O titular do MDIC solicitou, então, informações a respeito do atual cenário do mercado cafeeiro para analisar demandas, entre os quais a possibilidade da importação de café. Segundo o presidente do CNC, o ministro pediu informações a respeito do volume dos estoques de café arábica e robusta no Brasil e também questionou o posicionamento da entidade frente à possibilidade de se realizar a importação em regime drawback. “Estivemos com o ministro Pereira e informamos a ele que o estoque de café arábica no Brasil encontra-se em níveis baixos, porém em volume suficiente para atender às demandas do mercado interno e das exportações ao serem somados com a safra a ser colhida em 2017”, revela Brasileiro.

No que se refere ao café conilon, o presidente do CNC sugeriu que o Governo acolha a sugestão apresentada pelo setor de produção e faça o levantamento dos estoques da variedade, acompanhados pelos representantes do setor, e confirme a existência de café suficiente para atender à necessidade das indústrias nacionais. “Até que isso seja realizado, reiteramos o posicionamento contrário do CNC à importação, o qual já tornamos público desde dezembro do ano passado”, afirma.

Sobre a eventualidade de a Conab apurar estoques insuficientes de conilon, Silas Brasileiro explica que, considerando que a safra 2017 de conilon não deverá se aproximar de seus mais altos níveis devido ao impacto do clima nas lavouras do Espírito Santo. O parlamentar entende como interessante reunir a base da produção, traçar o posicionamento do setor e sentar junto aos demais elos da cadeia e ao Governo Federal para obter um consenso sobre a matéria.

“De maneira alguma aceitaremos prejuízos aos produtores, portanto a importação de café para o consumo no Brasil jamais será aceita e permitida por nós. A respeito do drawback, não podemos esquecer que a indústria é nossa aliada e não adversária e é vital o Brasil manter seu Market share, a sua fatia de mercado no mundo”, conclui.
 
Ouça, abaixo, as informações divulgadas pelo CNC:



 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures